Saúde

Mosquitos que podem transmitir Febre Amarela foram capturados em Alagoas

Mosquitos foram detectados em área de mata do município de Maravilha, no Sertão

Por Da redação com assessoria 03/06/2017 11h53
Mosquitos que podem transmitir Febre Amarela foram capturados em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria de Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou hoje (3), que os mosquitos que foram capturados em área de mata do município de Maravilha, no Sertão do estado, eram mosquitos que podem  transmitir o vírus da Febre Amarela Silvestre.

Os mosquitos capturados foram do tipo Haemagogus leucoceleanus e Ha. janthynomis , e costumam viver em áreas de mata.

De acordo com a Sesau, um trabalho intenso vem sendo desenvolvido na divisa de Alagoas com a Bahia depois que um macaco do tipo ‘saguim’ foi encontrado morto em Paulo Afonso (BA). No entanto a secretaria ressalta  que o que pode contaminar os humanos é o mosquito e não o macaquinho. Em área urbana a preocupação é com o Aedes Aegypty.

Em nota, a Sesau confirmou que o trabalho foi intensificado na área visando a diminuição de riscos à população, principalmente nas áreas urbanas. No próximo dia 14, o Conselho Regional de Medicina (CRM) promoverá uma capacitação sobre a Febre Amarela na cidade de Delmiro Gouveia, como parte do combate ao Aedes.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que especímes de Haemagogus leucoceleanus e Ha. janthynomis, vetores da Febre Amarela silvestre, foram detectados em área de mata do município de Maravilha, graças ao trabalho preventivo que vem sendo feito pela equipe da Sesau naquela região para detecção de vetores.

Salienta ainda que o trabalho foi intensificado na área visando a diminuição de riscos à população. Ressalta também que, mesmo encontrando esses vetores em área silvestre, é de fundamental importância manter o combate ao Aedes aegypti na área urbana, adotando as medidas relativas à eliminação de criadouros dentro das casas e em seus arredores, além da proteção dos depósitos de água de consumo e, para isso, é importante contar com a participação ativa de toda a população.