Saúde

Aumento no número de casos de viroses é comum nesta época do ano

Viroses podem ser resultado da ingestão de água e alimentos contaminados ou ser transmitida através do ar

Por Tribuna Independente 25/04/2017 11h39
Aumento no número de casos de viroses é comum nesta época do ano
Reprodução - Foto: Assessoria

Nas últimas semanas, muitas pessoas têm procurado Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais de Alagoas com sintomas semelhantes: febre, dor de cabeça, coriza, dor de garganta e até mesmo dores abdominais, enjoos e mal-estar.

Os indícios e diagnóstico, na maioria das vezes apontam para virose, que, segundo a infectologista Mardjane Lemos, é comum nessa época do ano.

“Não temos números precisos sobre a quantidade de notificações. Como não é uma doença de notificação compulsória segundo o Ministério da Saúde, as unidades não registram dados. Mas é comum, com a chegada das primeiras chuvas, aparecer os casos de infecções respiratórias, como resfriados, gripes e vírus. Este ano, acreditamos que os casos apareçam bem antes, comparado com anos anteriores. Por isso, que a campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada no País”, explicou a infectologista.

As viroses podem ser resultado da ingestão de água e alimentos contaminados ou ser transmitida através do ar. A infectologista explica que vírus são agentes infecciosos que dependem de células vivas para se multiplicar. Quando um vírus causa infecção, a doença é chamada de virose. De acordo com Mardjane Lemos, existem mais de 50 tipos de viroses comuns e, na maioria dos casos, os cuidados podem ser feitos em qualquer unidade se saúde ou até mesmo em casa.

“Alertamos que os primeiros sintomas de febre, diarreia, e vômito são doenças sazonais, que acontecem muito no período chuvoso”, ressaltou Mardajane Lemos.

As viroses respiratórias podem ser evitadas com alguns cuidados básicos a saúde, como lavar bem as mãos, ter uma alimentação adequada, fazer exercícios físicos, manter os ambientes bem arejados, janelas abertas e ar circulando. Para não transmitir o vírus quando for tossir ou espirrar, é importante tampar a boca e o nariz e lavar as mãos em seguida.

Mardjane Lemos explica que a vacina da H1N1 não protege contra as viroses respiratórias.  “A vacina protege apenas contra o vírus da Influenza A, B e da H1N1 que são vírus da gripe. Os demais são resfriados. Virose pode ser qualquer infecção viral. A vacina é usada contra esses vírus da gripe que provocam os casos mais graves, que podem evoluir até para pneumonia”, explicou.

A maior parte das viroses comuns são tratadas com analgésicos, antitérmicos, hidratação e repouso.