Saúde

Vigilância orienta sobre os cuidados ao adquirir alimentos para o final de ano

Nos produtos devem ser observados a validade, o acondicionamento e a higiene dos estabelecimentos

Por Agência Alagoas 17/12/2016 20h47
Vigilância orienta sobre os cuidados ao adquirir alimentos para o final de ano
Reprodução - Foto: Assessoria

As festas de fim de ano estão ligadas a muitas tradições e entre elas estão os pratos deliciosos que são preparados para receber a família e celebrar o Natal e a passagem de ano, no dia 31. E para que esse momento de celebração não se torne um pesadelo, com pessoas passando mal, a vigilância sanitária orienta como escolher da melhor maneira os alimentos.

O senhor de 67 anos José Soares todos os anos vai ao supermercado e faz as compras da ceia de natal para reunir toda a família. “Eu sempre compro chester e tender e a primeira coisa que eu olho é a validade dos produtos e se a embalagem está em perfeitas condições, porque se não estiver eu não levo e vou em outro estabelecimento”, disse o aposentado, que também gosta de comer queijos e frios antes da ceia.

“Quando vou comprar queijo procuro saber a data de validade e peço para fatiar na hora para comer o produto mais fresco”, completou. Essas atitudes tomadas pelo senhor José Soares são as mais recomendadas pela Vigilância Sanitária, segundo afirma Paulo Bezerra, gerente da Vigilância Sanitária Estadual.

“O senhor José Soares está certíssimo, todos os consumidores devem ficar atento a data de validade de todos os produtos que vão adquirir nessa época de festa para o jantar do Natal e do Réveillon”.

“Em relação aos queijos, salames e embutidos em geral as pessoas devem evitar comprar esses produtos que já estão fatiados e embalados naquelas bandejas, pois a data de validade nem sempre representa a prazo real daqueles itens, por isso é importante que o consumidor solicite que esses frios sejam fatiados”, falou o gerente.

Outros produtos que são bastante consumidos durante as festas de fim de ano são as castanhas, nozes, amendoim e alguns grãos, as pessoas devem optar pelas embalagens que sejam transparentes para que o consumidor possa ver o aspecto dos alimentos. “Ao adquirir produtos em conserva as pessoas devem ficar atentas para as condições das latas caso apresentem pontos de ferrugem ou uma aparência arredondada pode haver um processo de fermentação esse produto”, explicou.

De acordo com o gerente da Vigilância Estadual, as bebidas também devem receber uma atenção especial. “Sejam elas em garrafa ou em lata os consumidores precisam ao chegar em casa lavar esses itens, já que as bebidas ficam expostas alguns insetos e outros animais podem passar e sujar as embalagens e quando a pessoa for abrir a lata ou garrafa pode acabar contaminando o líquido”, afirmou Paulo Bezerra, lembrando que as bebidas possuem data de validade e as pessoas não podem esquecer de conferir antes de comprar.

Ceia encomendada

Existem as pessoas que gostam de comprar os alimentos e cozinhar o jantar para todos os familiares e amigos, e existem ainda aqueles que não possuem tempo suficiente para fazer os pratos e preferem encomendar as comidas recorrendo aos buffets.

“Na hora em que a pessoa for fazer o pedido do peru, chester, tender ou qualquer outro alimento, é interessante ver se o local tem o alvará sanitário e ver quais são as condições de higiene do prestador de serviço, porque se ele não tiver cuidado com a própria higiene pessoal não terá a mínima noção de higiene com a comida que irá preparar para você”.

“Outra dica é que o consumidor deve fazer uma visita ao local onde o alimento será preparado e ver as condições de higiene da cozinha e de toda a equipe que irá fazer o processamento dos alimentos”, salientou o gerente da vigilância.

“Ao chegar para buscar o produto é sempre aconselhável confirmar se ele foi preparado no mesmo dia e ao chegar em casa deixar o alimento acondicionado da melhor maneira, sem deixá-lo exposto para não acelerar o processo de fermentação e assim evitar os riscos de contaminação”, finalizou o gerente.

Depois que todos estão de barriga cheia e satisfeitos o próximo trabalho é ter cuidado com as sobras que devem ser guardadas na geladeira em depósitos apropriados e embaladas com papel filme para que possam ser consumidas no dia seguinte sem nenhum problema para a saúde.