Saúde

Profissionais do HGE desenvolvem ações preventivas fora do complexo hospitalar

Quatro eventos já foram realizados para a prevenção ao pé diabético e ao AVC

Por Agência Alagoas 27/11/2016 12h19
Profissionais do HGE desenvolvem ações preventivas fora do complexo hospitalar
Reprodução - Foto: Assessoria

Um novo olhar para a promoção da saúde é praticado pelos profissionais do Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió. Por compreender que a prevenção impacta positivamente no funcionamento do maior e mais completo hospital público de Alagoas, ações sociais passaram a ser promovidas fora da unidade, no intuito de também aproximar a equipe da população.

A primeira experiência do HGE nesses oito anos de existência foi no dia 18 dezembro do ano passado, quando médicos especializados em cirurgia vascular e endovascular promoveram o ‘Dezembro Verde de prevenção ao pé diabético’. Foram 500 atendimentos na orla de Ponta Verde, em Maceió, projeto que resultou, inclusive, em apresentação em um congresso científico.

“Foi fantástico! Atendemos pessoas de vários lugares e classes sociais. Orientamos sobre a doença, realizamos testes de glicemia, aferição de pressão e informamos o Índice de Massa Corpórea (IMC) de cada pessoa atendida. Ainda tivemos espaço para explanações com a participação de todos os profissionais e educador físico”, recordou o idealizador do ‘Dezembro Verde’, Josué Medeiros.

Este ano, a equipe da única unidade especializada no tratamento do Acidente Vascular Cerebral (AVC) também realizou uma ação de prevenção à doença. “Ainda são muitas as pessoas que não conhecem os sintomas do AVC, como prevenir e socorrer. Por ser uma das doenças que mais matam e deixam pessoas sequeladas no mundo, nós sentimos a necessidade de levar nosso conhecimento para fora do hospital e, assim, contribuirmos com a promoção da qualidade de vida dos alagoanos”, argumentou a neurologista Simone Silveira.

Ao todo, em 2016, o HGE promoveu quatro ações, sendo a última prevista para o próximo dia 4 de dezembro, na orla da Praia de Ponta Verde. “Será mais uma ação de prevenção ao pé diabético, uma vez que é grande o número de cirurgias que realizamos todo mês, uma média de 350”, adiantou Josué Medeiros. “Todas as ações são gratuitas e abertas à população”, completou Simone Silveira.

Para o gerente do HGE, Carlos Alberto Gomes, as ações educativas e preventivas ajudam o hospital a conhecer seus clientes. “Com a prevenção, menos pessoas chegam ao HGE em estado grave. Nós somos um hospital do povo, então é preciso que tenhamos mais contato com a população e onde esta transita”, justificou. “Nossa meta é oferecer serviços de qualidade às pessoas”, pontuou.

Em 2017, o HGE pretende continuar com as ações e lançar outras, conforme a necessidade observada por toda a equipe. “Ficou evidente a necessidade. Houve pacientes que a partir da ação conheceram seu fator de risco e agora estão orientados. Teve até assistido que estava com a glicemia tão elevada que encaminhamos para o hospital. É preciso sensibilizar mais a população sobre a importância de adotar hábitos de vida mais saudáveis”, concluiu a neurologista.