Saúde

Socorristas do Samu participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas

Ação acontece nesta terça-feira (8), a partir das 15h30, no estacionamento de Jaraguá, em Maceió

Por Agência Alagoas 07/11/2016 10h52
Socorristas do Samu participam de simulado de acidente com múltiplas vítimas
Reprodução - Foto: Assessoria

Socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) irão participar de um Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas, que vai ocorrer nesta terça-feira (8), às 15h30, no estacionamento de Jaraguá, em Maceió.

A ação é uma preparação para o XXIX Panamerican Trauma Congress, o XII Congresso da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado e o Congresso Brasileiro das Ligas de Trauma (Colt), que acontecem simultaneamente, de quarta (9) até sábado (12), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardozo, no bairro Jaraguá, em Maceió.

Para isso, os técnicos do Samu participaram de uma aula preparatória na semana passada, no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP), em Maceió. A aula teve também a participação de profissionais do Exército Brasileiro (EB), alunos de Medicina da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e de integrantes do Serviço Alagoano Voluntário de Emergência (Salve), uma Organização Não Governamental (ONG).

Na aula preparatória foram discutidos vários temas fundamentais para os atendimentos de múltiplas vitimas, como o método de simples triagem e rápido tratamento e transporte adequado dos pacientes.

Do Simulado de Acidente com Múltiplas Vítimas irão participar a equipe técnica do Samu e estudantes que fazem parte da Liga de Trauma da Faculdade de Medicina da Uncisal (LTFMU), filiada ao Comitê Brasileiro de Ligas de Trauma (CoBraLT) e à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT).

O propósito da ação é capacitar os profissionais e alunos nos métodos adequados de triagem, aplicados em incidentes com múltiplas vítimas, com a finalidade de salvar o maior número de pessoas. “Ele é também uma maneira de integrar os profissionais no treinamento dos atendimentos pré-hospitalar com eficiência”, destacou a enfermeira do Samu, Karla Gonzaga.

Para o supervisor geral do Samu Maceió, Lucas Casado, é importante sensibilizar os profissionais para a necessidade de conhecer, definir e treinar intensamente os procedimentos seguros nos atendimentos. “O simulado é relevante porque representa uma oportunidade de intensificar a prática dos atendimentos no cumprimento de normas de segurança para salvar vidas e reduzir ao máximo às sequelas que poderão ocorrer com as vítimas”, salientou.

Segundo Karla Gonzaga, esse congresso é fundamental porque as estatísticas indicam que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas. É a nona maior causa de mortes no mundo. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro na faixa de 30 a 44 anos.

“Atualmente, esses os recursos gastos com vítimas de acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de cada país”, destacou a enfermeira.

Traumas Físicos

Os dados estatísticos indicam que o trauma representa a terceira causa de morte no mundo, sendo superado apenas pelos eventos cardiovasculares e o câncer. No entanto, na população jovem de 0 a 44 anos, é a principal causa de mortalidade. Para cada óbito decorrente de trauma, há quatro sequelados, que demanda um custo elevado anual para tratamento e reabilitação estimado em US$ 6 bilhões.

No congresso estão previstas discussões sobre temas específicos, a exemplo de trauma e cuidados críticos às vítimas, através de palestras, mesas-redondas, discussões de casos e apresentação de trabalhos científicos.

Nesta segunda (7) e terça-feira (8), ocorrerão os cursos pré-congresso, com a finalidade de capacitar os participantes nos cuidados específicos aos pacientes vítimas de trauma.