Política

22 de janeiro de 2021 12:36

Municípios do interior já recebem as vacinas

Prefeitos garantiram a estrutura necessária para iniciar a imunização dos grupos

↑ Assessoria da Associação dos Municípios Alagoanos informou que o que aconteceu foi uma reposição do FPM om acréscimo no ICMS (Foto: Sandro Lima / Arquivo)

Mais de 25 mil doses da Coronavac chegam aos municípios do interior de Alagoas. Agora, as prefeituras alagoanas começam a imunizar seus profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate à pandemia de covid-19, idosos e indígenas. A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) assegura que os gestores garantiram o mínimo de estrutura para realizar suas campanhas de vacinação.

“A exemplo do início da pandemia, que os gestores precisaram se reinventar para atender a população, o mesmo acontece agora com a chegada das vacinas. Há cerca de 20 dias após terem assumido as prefeituras, os gestores estão, em tempo recorde, montando suas estruturas para vacinar os profissionais de saúde. A luta contra a Covid-19 tem unido esforços de todos”, afirma a assessoria de comunicação da AMA à reportagem.

A AMA destaca que as 25.137 doses da Coronac se referem somente à primeira parcela do imunizante, que precisa ser aplicado duas vezes para ter o efeito desejado.

“A segunda dose será enviada posteriormente, para garantir que cada pessoa vacinada tenha a imunização com as duas doses completas”, pontua. “A divisão das doses ocorreu de forma equânime, com base em um cálculo que seguiu a representatividade dos trabalhadores da saúde de cada um dos 102 municípios alagoanos. Com isso, os gestores das Secretarias Municipais de Saúde já poderão iniciar a aplicação da primeira dose da vacina Coronavac nos profissionais que atendem pacientes com suspeita ou que testaram positivo para a covid-19”, completa a assessoria de comunicação da AMA.

A Associação ainda ressalta que alguns municípios receberam mais doses que a divisão pela quantidade de profissionais de saúde poderia determinar por causa da população indígena nessas localidades.

“Os municípios de Feira Grande, Pariconha, Inhapi, Água Branca e Traipu estão com um quantitativo maior de imunizantes por causa da população indígena residentes em aldeias”, relata a AMA. “Conforme o contingente de trabalhadores da saúde de cada um dos 102 municípios de Alagoas, Maceió recebeu 12.465 doses da vacina Coronavac, o que representa o maior quantitativo. Já Pindoba, será contemplado com o menor quantitativo, o que equivale a 18 doses, do total de 87.760 enviadas pelo Ministério da Saúde”, completa.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Carlos Amaral

Comentários

MAIS NO TH