Política

Bolsonaro nomeia ex-superintendente da PF de AL para comando da Polícia Federal

Rolando Alexandre de Souza, em setembro de 2019, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin

Por Jornal de Brasília 04/05/2020 10h58
Bolsonaro nomeia ex-superintendente da PF de AL para comando da Polícia Federal
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente Jair Bolsonaro nomeou, nesta segunda-feira (4), o novo diretor-geral da Polícia Federal. Trata-se de Rolando Alexandre de Souza, secretário de Planejamento da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), chefiada por Alexandre Ramagem.

Rolando Alexandre Souza foi superintendente da PF em Alagoas entre 2018 e 2019. Em setembro de 2019, a convite de Alexandre Ramagem, assumiu o cargo de secretário de Planejamento e Gestão da Abin.

Com isso, embora esteja nomeando alguém indicado por Ramagem, Bolsonaro parece ter desistido da ideia de nomeá-lo para o cargo. Amigo da família, Ramagem foi escolhido após a exoneração de Maurício Valeixo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta segunda-feira (4).

Cronologia

No dia 23 de março, Bolsonaro decidiu exonerar Maurício Valeixo do cargo. A medida levou o então ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a pedir demissão. Ao deixar o governo, Moro acusou o presidente de querer interferir politicamente na Polícia Federal.

Após a exoneração de Valeixo, veio a indicação de Ramagem para o cargo. O novo nome levou o PDT a solicitar que o Supremo Tribunal Federal (STF) barrasse a troca, com a justificativa de que a indicação do amigo da família Bolsonaro corroborava as acusações de Moro.

O ministro Alexandre de Moraes, então, suspendeu a nomeação de Ramagem. A medida enfureceu Bolsonaro, que chamou a decisão de “canetada” e confessou não ter engolido.

Agora, quem assume o cargo é Rolando de Souza, indicado por Ramagem após a decisão de Moraes.