Política

JHC desconversa sobre candidatura à Prefeitura de Maceió

Presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirma deputado federal na disputa em outubro deste ano

Por Carlos Amaral com Tribuna Independente 09/01/2020 08h25 - Atualizado em 28/03/2022 14h31
JHC desconversa sobre candidatura à Prefeitura de Maceió
Reprodução - Foto: Assessoria

Mesmo após o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, confirmar a site “O Antagonista” que o deputado federal João Henrique Caldas – conhecido como JHC – será o candidato do partido à Prefeitura de Maceió neste ano, o parlamentar ainda desconversa. Ou seja, não confirma, mas também não nega.

O parlamentar garante – por meio de sua assessoria – que seu foco no momento é o mandato que exerce em Brasília. O portal nacional também comenta a “divisão do PSDB em Alagoas” com a candidatura do deputado federal este ano. “JHC tem pontuado bem nas pesquisas e deve contar com o apoio do senador e presidente do PSDB em Alagoas, Rodrigo Cunha — de quem a mãe do deputado [Eudócia Caldas] é suplente. Finalizando seu segundo mandato, o atual prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira, do PSDB, porém, não apoia JHC — que faz oposição a ele — e defende candidatura própria da legenda”, destaca O Antagonista.

Em resposta à Tribuna, JHC diz: “Eu e Rodrigo temos uma relação pessoal e institucional muito positiva, então é natural que esse movimento venha a ocorrer. Mas reitero o que tenho dito: considero muito cedo e ambos temos mandatos que, na minha visão, têm ajudado muito Alagoas e o Brasil, então o foco, por agora, continua sendo esse”.

“SÓ PSDB”

O prefeito Rui Palmeira já deu inúmeras declarações de veto a apoio à candidatura de JHC em outubro deste ano. À edição da Tribuna de 21 e 22 de dezembro, ele voltou a reafirmar sua posição por candidatura própria do PSDB.

“Eu já disse mais de uma vez, e repito, que não vou sob hipótese alguma apoiar o deputado João Caldas [JHC]. Não há possibilidade de isso acontecer porque ele é oposição a mim. Estou há sete anos – indo para o oitavo – na Prefeitura e quero apoiar alguém do meu campo político. Não tem a menor lógica apoiar alguém, seja o JHC ou outro, da oposição. Isso não entra na cabeça de ninguém. Então meu trabalho vai ser apoiar alguém do nosso campo e entendo que o senador Rodrigo Cunha, como presidente do PSDB no estado, vai apoiar alguém do partido, apesar da ligação pessoal dele com o JHC. Eu também tenho ligação pessoal e amizade com pré-candidatos de outros partidos, mas quero apoiar alguém do PSDB. Nossa luta será exatamente essa”, disse Rui à Tribuna.

RODRIGO CUNHA

A assessoria do senador Rodrigo Cunha não confirma nem nega conversas sobre apoio eleitoral neste ano com JHC. Aliás, aponta a realização de “diversas” delas.

“Qualquer apoio ou aliança política tem que ser algo construído. Ainda estamos na primeira semana do ano e não há, neste ponto, a resposta para a sua pergunta. O senador está fazendo diversas conversas e consultas antes de tomar essa decisão que deve acontecer em breve”, diz a assessoria do senador Rodrigo Cunha.