Política

27 de março de 2018 12:50

Câmara de Arapiraca simula sessão para estudantes

Jovens conheceram o funcionamento de uma sessão legislativa

↑ Alunos foram recebidos pelos vereadores Foto: Cláudio Roberto (cortesia)

A presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Professora Graça (PDT) e o primeiro- secretário Melquisedec de Oliveira (PRTB) receberam, na manhã desta terça-feira (27), uma comitiva de alunos da Escola Virgem dos Pobres, localizada no bairro Cavaco.

Os estudantes estavam acompanhados pelo professor Marcos Ponciano, para conhecer o funcionamento do Poder Legislativo de Arapiraca.

A diretora do Departamento de Apoio Legislativo, Mônica Xavier, explicou como funcionam os departamentos e os alunos também conversam com vereador Léo Saturnino (MDB), que será o futuro presidente da Mesa Diretora, a partir de primeiro de janeiro de 2019.

Ele aproveitou a oportunidade para convidar os alunos conhecerem as novas dependências da nova Casa Legislativa, na antiga Escola de Governo, no bairro Santa Edwiges.

Diretoria mirim

Já no plenário, a presidente Graça e o primeiro-secretário Melquisedec de Oliveira fizeram uma simulação de uma sessão ordinária, com a participação dos próprios alunos, que foram convidados para compor a Mesa Diretora, tendo como membros os estudantes Larissa Karla, Ana Luíza Nunes, Maria Wanderley Sobrinho, Clívia Alléxia e Emilly.

Ao formar a Mesa Diretora com os alunos, que passaram a comandar os trabalhos, a presidente Professora Graça iniciou a sessão explicando todos os trâmites de uma reunião do Legislativo, desde a leitura de um trecho bíblico até a aprovação das matérias, iniciando com a as indicações até os projetos, tanto de autoria dos vereadores como do Poder Executivo.

Para os alunos, a Professora Graça disse que estava bastante feliz em receber o futuro da nação, principalmente porque muitos deles poderiam, futuramente, ser vereador, deputado estadual ou federal, senador, governador ou até mesmo presidente da República.

O professor Marcos Ponciano, que leciona História na Escola Virgem dos Pobres, disse que teve a ideia após uma conversar com os alunos acerca da evolução da História dos séculos 17 ao século 19, com ideias revolucionárias, chegando ao século 21, mostrando toda esta transição através dos tempos.

Ele disse que, tomando por base de que existem três Poderes, o Executivo, o Judiciário e o Legislativo, decidiu iniciar esta maratona com os alunos pela Câmara Municipal de Arapiraca.

“Considero este momento histórico na vida de cada aluno, que poderá tirar suas conclusões de como funciona um Poder Legislativo, responsável pela elaboração das leis do município”, falou.

Após a sessão, a presidente Graça, o primeiro-secretário Melquisedec de Oliveira, em nome dos demais vereadores, ofereceram um lanche aos convidados.

Fonte: TribunaHoje / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH