Política

Governo do Estado quer priorizar obras de abastecimento, esgotamento e habitação

Humberto Carvalho Júnior foi empossado como titular da Seinfra

Por Tribuna Independente 12/09/2017 07h42
Governo do Estado quer priorizar obras de abastecimento, esgotamento e habitação
Reprodução - Foto: Assessoria

O governador Renan Filho empossou, ontem (11), o novo secretário de Estado da Infraestrutura, Humberto Carvalho Júnior que assume o lugar de Aparecida Machado. Ele era o adjunto da pasta.

O governador ressaltou que com a chegada do novo secretário, a pasta vai priorizar as obras mais importantes para o cidadão, dando exemplos como serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e habitação, além da principal obra do país segundo ele, o Canal do Sertão.

Questionado pela reportagem da Tribuna Independente, se algum aliado político havia procurado ele para assumir o cargo deixado por Aparecida Machado, o governador brincou ao dizer que não teve tempo, pois assim que a ex-secretária foi exonerada, o governo nomeou Humberto Carvalho. O chefe do Executivo ainda lembrou em tom de brincadeira, uma “desavença” que tinha tido com o novo gestor da pasta, quando ainda era prefeito de Murici. 

“Aliás, antes de ele trabalhar comigo, eu havia tido alguns desentendimentos com ele no âmbito técnico. Ele na Caixa Federal e eu cobrando o andamento porque eu tinha muita vontade de como prefeito de fazer obra. Foi desse jeito que eu desenvolvi uma admiração por ele e quando eu assumi a Aparecida sugeriu o nome do Humberto para a secretaria executiva. Agora, com a saída da Aparecida para a iniciativa privada, nós como solução natural de uma pessoa que já conhecia o trabalho, fizemos a indicação de maneira que não teve conversa para pleitear o espaço na secretaria”.

Renan Filho volta a criticar governo federal

À imprensa o novo secretário falou das prioridades de sua gestão. Ele citou o compromisso com as políticas de infraestrutura hídrica e de saneamento.

“Um exemplo é o sistema adutor da Bacia Leiteira, que já está com sua primeira etapa praticamente concluída e com a segunda prestes a iniciar, beneficiando a região que mais sofre com a escassez hídrica” destacou o secretário.

Humberto acrescentou ainda que a secretaria estará focada em acelerar outros sistemas coletivos de abastecimento de água, como o Pratagy-Meirim, em Maceió, e as obras inseridas no Programa Estadual de Esgotamento Sanitário.

Críticas

Renan Filho aproveitou a ocasião para criticar mais uma vez o governo federal. “O governo federal está vivendo um momento deum déficit fiscal tremendo. O governo federal na sua agenda econômica tem o ministro da fazenda, como um braço forte, ou seja, ele é o que fecha a torneira e se ele está mais forte do que outros (ministros) isso significa dizer que a escassez de recursos está colocada, não só aqui em Alagoas, mas em todo o Brasil”.

Segundo o governador alagoano, o volume de transferências, sobretudo, referentes a investimentos vem diminuindo em Alagoas.

“A gente consegue garantir que o estado cumpra bem o seu papel no momento em que outros sequer estão fazendo o básico. Precisamos do aporte do governo federal. Nós não temos condições de sozinho substituir todos os investimentos apesar de termos substituídos em vários segmentos”, ressaltou Renan.