Política

Caravana de Lula pelo Nordeste começa na próxima semana

Ex-presidente da República recebe titulo Doutor Honoris Causa em Arapiraca e tem encontro com governador

Por Tribuna Independente 12/08/2017 08h56
Caravana de Lula pelo Nordeste começa na próxima semana
Reprodução - Foto: Assessoria

A caravana do ex-presidente Lula (PT) pelo Nordeste terá início na próxima quinta-feira (17) na cidade de Salvador, capital da Bahia. De lá, no dia 18, o petista segue para Cruz das Almas e São Francisco do Conde. No sábado, 19, Lula chega a Feira de Santana, também na Bahia.

O segundo estado a ser visitado é Sergipe e na terça-feira 22, Lula chega a Alagoas. A primeira cidade alagoana a receber o ex-presidente será Penedo, onde será recepcionado por lideranças políticas e dos movimentos sociais, após fazer a travessia de balsa entre Neópolis e a cidade alagoana.

No dia seguinte, quarta-feira 23, Lula vai a Arapiraca e receberá o título Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). À tarde, ele participa de uma manifestação de rua na cidade. À noite ele chega a Maceió e deve se encontrar com o governador Renan Filho (PMDB).

Na quinta-feira 24, seu último dia em Alagoas, o ex-presidente da República concede entrevista coletiva em Maceió. Na ocasião, ele deverá fazer um balanço de sua caravana pelo Nordeste. Daqui, Lula segue para Pernambuco.  

A caravana do petista termina no dia 5 de setembro em São Luís, capital do Maranhão.

Segundo a assessoria de comunicação do Diretório Nacional do PT, a caravana de  Lula pelo nordeste tem o objetivo de estudar a realidade brasileira “ no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista nos últimos dois anos”.

O partido ressalta que essa não é primeira vez que Lula realiza uma viagem como essa pelo país.

“Ele percorreu o país nos anos 1970, para organizar o novo movimento sindical; nos anos 1980, para construir o PT; nas Caravanas da Cidadania, de 1992 a 1994, para construir um programa de governo de baixo para cima. Na presidência, recusou-se a ficar encastelado no Planalto e continuou percorrendo o Brasil”, lembra.