Política

Câmara de Maribondo deve analisar hoje se vice assume Prefeitura

Leopoldo Pedrosa está preso e existe e vereadores precisam conceder prazo maior que 15 dias de licença

Por Tribuna Independente 19/07/2017 07h53
Câmara de Maribondo deve analisar hoje se vice assume Prefeitura
Reprodução - Foto: Assessoria

A Câmara Municipal de Maribondo realiza hoje sessão extraordinária para discutir o pedido de licença do prefeito Leopoldo Pedrosa (PRB), protocolado no último dia 11 junto ao parlamento da cidade. Se acatado, o vice Sérgio Marques (PRTB) assume o comando do Executivo.

O presidente do parlamento, Fernando Melo Marques (PPS), convocou a sessão no último dia 14. Porém, a juíza Juliana Batistela Guimarães de Alencar determinou na última segunda-feira (17), em caráter de mandado de segurança, que tal sessão fosse realizada.

A ação foi impetrada por Sérgio Marques.

No caso, a magistrada não determina a posse imediata do vice-prefeito Sérgio Marques (PRTB) e sim que a Câmara realize a sessão para apreciar o pedido de licença do titular.

Analisar o pedido de licença do prefeito é necessário para que o vice assuma a titularidade da Prefeitura de Maribondo no lugar de Leopoldo Pedrosa, preso por violência doméstica no último dia 28 de junho.

A legislação exige que ausências superiores a 15 dias precisem de autorização dos vereadores.

Segundo informações colhidas pela reportagem na cidade de Maribondo, Sérgio Marques avaliava que a Câmara não analisaria o pedido de licença de Leopoldo Pedrosa, postergando a situação e, assim, criar um imbróglio.

Mas um vereador de Maribondo, da base aliada de Leopoldo Pedrosa, que pediu para não se identificar, revelou haver o entendimento entre os parlamentares de concederem a licença ao prefeito e assim efetivar Sérgio Marques na titularidade do Executivo municipal. “Amanhã às 10h o vice toma posse como prefeito”, diz o vereador.

Leopoldo Pedrosa está preso sob acusação agredir a esposa e a sogra no dia 21 de junho. Ele está detido em Maceió, numa das unidades do sistema prisional.