Política

A depender da posição do diretório nacional, Kátia Born pode sair do PSB

Atual presidente da legenda, ex-prefeita relata que não há mais confiança em JHC, caso ele comande a sigla

Por Tribuna Independente 05/07/2017 08h01
A depender da posição do diretório nacional, Kátia Born pode sair do PSB
Reprodução - Foto: Assessoria

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) em Alagoas tem vivenciado uma série de batalhas para o seu comando. Decisões têm revezado a presidência da legenda entre Kátia Born, ex-prefeita de Maceió e atual secretária de Saúde de Palmeira dos Índios, com o deputado federal João Henrique Caldas, o JHC.

O racha entre os filiados é público, no entanto, ambas as partes aguardam uma definição do diretório nacional do PSB. Atual presidente da sigla, Kátia Born disse à reportagem da Tribuna Independente que se JHC assumir o comando do partido em definitivo, a situação fica complicada.

“Na próxima semana devo me reunir com o Carlos Siqueira [presidente nacional do PSB] porque é muito difícil permanecer no partido caso o JHC assuma a presidência. Perdi a confiança política. Não adianta estar junto porque o clima é outro. Não sei ser falsa. Acredito que deveremos ter uma definição na próxima semana”, declarou.

Para Kátia Born, o momento do partido é verificar quais os caminhos seguir. “Dediquei 33 anos de minha vida a esse partido. Não somente em Alagoas”, complementa.

A reportagem questionou a presidente do PSB se uma das saídas seria se filiar ao PDT, presidido em Alagoas pelo deputado federal Ronaldo Lessa. Kátia respondeu que é um dos caminhos.

“Se eu tivesse tempo e dedicação, eu iria para o PSOL. Iria reconstruir um novo partido e fazer o PSOL ter uma cara de guerreiro. O PDT, claro, é um dos caminhos a ser seguido”, disse Kátia Born.

Ainda em entrevista à Tribuna, a ex-prefeita de Maceió lembrou que o PSOL tem uma diferença com a Rede, legenda criada pela ex-senadora Marina Silva.

“A Rede é ajuntamento de ideias. A Rede não é um partido. Participei da campanha da Marina e não me refiro a isso pelas pessoas. Um partido tem a oportunidade de amarrar ideias. A Rede acaba sendo um sentimento”, avalia.

JHC

O deputado federal JHC foi procurado pela reportagem da Tribuna Independente para saber qual a sua avaliação da opinião emitida pela presidente do PSB, Kátia Born. Ele já assumiu a presidência do partido, no entanto, uma decisão judicial impediu que ele seguisse no cargo. A reportagem não conseguiu contato com o parlamentar para repercutir o assunto.

JHC disputou o cargo de prefeito de Maceió na eleição de 2016 pelo partido e desde então o partido está envolto numa crise.