Política

Suspeito de matar vereador de Craíbas segue foragido

Apontado como autor do crime, Fabiano Rodrigues da Silva é primo do prefeito de Craíbas, Ediel Leite

Por Tribuna Independente 09/05/2017 09h52
Suspeito de matar vereador de Craíbas segue foragido
Reprodução - Foto: Assessoria

Segue foragido o suspeito de ser o autor dos disparos que mataram o vereador de Craíbas, Neirivan de Oliveira Silva (PMDB) – mais conhecido como Neirivan Motos – no último domingo (7). Após uma discussão num bar – localizado na zona rural da cidade – Fabiano Rodrigues da Silva, conhecido como Biu do Tonho Domingos, teria efetuado disparos no banheiro do local e depois fugido. Até a tarde de ontem, segundo a assessoria de comunicação da Polícia Civil, seu paradeiro era desconhecido.

Neirivan chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Emergência do Agreste, mas não resistiu aos ferimentos.

A principal causa atribuída aos disparos é que Biu e o vereador – então com 43 anos de idade – seria uma discussão política antes do incidente. Entretanto, duas pessoas que residem em Craíbas afirmaram que Neirivan já há com tempo vinha se desentendendo com o irmão de Biu. Ao menos desde a última campanha eleitoral.

Recentemente, o vereador assassinado teria, inclusive, chegado às vias de fato com o irmão de Biu, “que teria ido ao bar para tomar as dores do irmão”, diz uma das pessoas contatadas pela reportagem da Tribuna Independente.

Ambas as fontes ouvidas pediram para não serem identificadas por “medo represálias”.

PARENTESCO

Biu do Tonho Domingos é primo do prefeito de Craíbas, Ediel Leite (PMDB), e seu irmão, José Márcio da Silva, é o secretário Municipal de Finanças.

“O vereador assassinado era como um irmão para mim. Só não tinha o sangue, mas era meu irmão. Ele era um bom pai de família, um cidadão de bem”, diz Ediel Leite.

O prefeito de Craíbas, por meio de nota, decretou luto oficial de três dias e o fechamento de todas as reparticções públicas no dia de ontem devido à morte do vereador Neirivan, que foi oi mais votado nas últimas eleições com 1.342 votos.

Bomba explodiu em casa de parlamentar

O assassinato do vereador Neirivan Motos é o segundo caso de violência envolvendo um vereador de Craíbas.

Há cerca de um mês e meio, uma bomba foi estourada na porta da casa do vereador Manoel Folha (PSL).

“Explodiram o portão da casa dele”, comenta o prefeito de Craíbas, Ediel Leite. Ele afirma que esses são fatos isolados e que a cidade é “pacata”.

“Não sei o que está acontecendo. Já me reuni com o 3º Batalhão [Polícia Militar] e com o governador, Craíbas é uma cidade pacata. Esses fatos são isolados”, diz o prefeito.

Uma das fontes ouvidas pela Tribuna Independente revelou que a família do vereador Neirivan Motos não queria que concorresse a cargo público na cidade.

“Na política em Craíbas tudo se resolve na bala, mas ele não ouviu a família e estava bastante endividado”, diz a fonte.

OUTROS CASOS

Casos de atentados contra vereadores – ou candidatos ao cargo – em Alagoas não são incomuns. Em agosto de 2016, em Igreja Nova, Renivaldo Pereira, conhecido como Loro, foi baleado na zona rural do município.

Em junho de 2015, na cidade de Atalaia, o então vereador Cícero Melo dos Santos (PSD) foi atingido por disparo de arma de fogo durante uma briga, numa churrascaria da cidade.

Ainda em agosto de 2016, na cidade de Teotônio Vilela, o candidato a vereador David Silva Leandro (PTB) foi assassinado.

À Tribuna Independente, na edição de 23 de agosto, um amigo de David afirmou que sua morte não teve motivação política.