Política

Governo publica no "Diário Oficial" nomeação do novo ministro do TSE

Admar Gonzaga Neto vai ocupar a vaga do ministro Henrique Neves, que deixará o tribunal no próximo dia 16. A nomeação foi assinada pelo presidente Michel Temer.

Por G1 31/03/2017 09h13
Governo publica no 'Diário Oficial' nomeação do novo ministro do TSE
Reprodução - Foto: Assessoria

O governo publicou nesta sexta-feira (31), no "Diário Oficial da União", a nomeação do novo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Admar Gonzaga Neto. O decreto que oficializa o nome de Gonzaga Neto para a corte foi assinado pelo presidente Michel Temer.

O novo ministro vai ocupar o lugar de Henrique Neves, que deixará o TSE no próximo dia 16. Gonzaga Neto atualmente é ministro substituto no tribunal.

A corte do TSE, instância máxima da justiça eleitoral, é composta por sete ministros: três do Supremo Tribunal Federal (STF); dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dois representantes da classe dos juristas - é o caso de Gonzaga Neto.

A escolha dos representantes da classe jurídica que vão compor o tribunal é feita pelo presidente da República, a partir de uma lista prévia apresentada a ele pelo Supremo.

Julgamento da chapa Dilma-Temer

Na próxima terça-feira (4), os olhos do mundo político estarão voltados para o TSE, quando o tribunal deve começar a julgar a ação sobre irregularidades cometidas pela chapa Dilma Rousseff-Michel Temer na última campanha eleitoral.

O PSDB, autor da ação, alega que a chapa cometeu abuso de poder econômico e usou dinheiro oriundo de propina para financiar a campanha. Quando apresentou a peça ao tribunal, logo após o pleito que elegeu Dilma como presidente e Temer como vice, O PSDB pedia a cassação da chapa vencedora e a posse dos candidatos tucanos Aécio Neves e Aloysio Nunes no lugar.