Polícia
Operação investiga comercialização de cigarros eletrônicos pela internet
Um homem foi preso em Maceió e diversos dispositivos eletrônicos foram apreendidos; investigação continua
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), a Operação Poison Steam, em Maceió, com o objetivo de investigar a comercialização ilegal de cigarros eletrônicos e acessórios pela internet.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na capital alagoana. Os policiais também efetuaram uma prisão em flagrante e apreenderam diversos dispositivos eletrônicos, incluindo cigarros eletrônicos, conhecidos como vapes ou pods.
A investigação teve início em março deste ano, após a PF identificar a venda desses produtos por meio de perfis em redes sociais. A operação busca agora identificar a origem do contrabando e possíveis envolvidos na comercialização dos dispositivos ilegais.
A venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos são proibidas no Brasil desde 2009, conforme resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A agência alerta que esses produtos representam riscos comprovados à saúde pública, incluindo dependência, doenças respiratórias e cardiovasculares.
O crime de contrabando, conforme o Código Penal Brasileiro, prevê pena de até 5 anos de reclusão em caso de condenação.
A PF informou que as investigações continuam e não descarta novas diligências e prisões nos próximos dias.
Leia também
Produtos apreendidos PF vai investigar comercialização irregular de cigarros eletrônicos em Maceió Fiscalização Mais de 670 caixas de cigarros eletrônicos são apreendidas no Centro de Maceió Alagoas Procon apreende mais de 240 caixas de cigarros eletrônicos durante fiscalização Nesta quinta Operação conjunta entre Dracco e Procon/AL combate venda ilegal de cigarros eletrônicos Combate Cigarros eletrônicos camuflados são uma ameaça à saúde pública, alerta pneumologista do HGEMais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




