Polícia

Operação da SSP na parte baixa registra 16 pessoas detidas por vários crimes

Coletiva apresentou resultados e 13 dos detidos; maioria das prisões ocorreu no bairro da Levada

17/03/2017 14h37
Operação da SSP na parte baixa registra 16 pessoas detidas por vários crimes
Reprodução - Foto: Assessoria

Na tarde desta sexta-feira (17), a Secretaria de Segurança Pública de Alagoas apresentou em sua sede no Centro de Maceió 13 pessoas das 16 detidas em operação integrada realizada desde as primeiras horas da manhã. Com foco na parte baixa de Maceió, a maioria dos presos foi capturado no bairro da Levada por força de mandados de prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. Os três não apresentados foram um paraplégico e duas mulheres que foram detidas em Arapiraca em uma van quando tentavam levar entorpecentes de Maceió para Santana do Ipanema, no Sertão do Estado.

Além da Levada, a operação ocorreu nos bairros do Trapiche da Barra, Ponta Grossa, Vergel do Lago e Bom Parto. A área está sendo ocupada pela Polícia Militar e a ação não tem previsão De término. Segundo o comandante do 1º Batalhão da Polícia Militar, coronel Rocha Lima, o aumento na criminalidade faz com que o serviço na área seja feito de forma diuturna. Ele acredita que a ocupação fez com que problemas como a queima de ônibus no Benedito Bentes não voltem a acontecer na região do 1º BPM.

Durante a operação foram apreendidas quatro armas de fogo. Apenas uma foi apresentada, já que as outras estavam passando pelo registro do flagrante na delegacia. Além das armas, drogas (14 kg de maconha somente com as duas mulheres no interior), aparelhos celulares e quantia de dinheiro em espécie.

(Foto: Bruno Martins)

Parte do material apreendido na operação

Foram 13 mandados de prisão cumpridos e detidos por flagrante em mandados de busca e apreensão. Vários dos presos por mandado também foram flagranteados. Todos os detidos por mandados vão responder por organização criminosa, tráfico de entorpecentes, associação ao tráfico e alguns casos, homicídios.

Foram detidos Jemerson Júlio Lopes Silva, de 19 anos; Mikael Sebastião de Lima, de 21 anos; Jackson Paulo da Silva, de 26 anos; Geraldo Marcolino da Silva, de 28 anos; Jonathas Hiago Araújo Felizardo, de 21 anos; Kleidson Mendes da Silva Alves, de 18 anos; Rodrigo Pereira da Silva, de 22 anos; Jackson Aristides, de 22 anos; Ivanilda G. dos Santos, de 33 anos; Sara Julicélia Nascimento, de 25 anos; Darleane da Silva Santos, de 21 anos; Dilsiane Pereira do Vale, de 29 anos; Luiz Felipe Sales da Silva, de 22 anos; Walisson Douglas Conceição Anísio de Lima, de 25 anos; e as duas mulheres detidas na van que não tiveram as identidades divulgadas.

Jackson e Walisson foram presos apenas em flagrante. O primeiro estava ajudando o grupo a esconder armas, enquanto o segundo, que é paraplégico e não foi apresentado, estava com uma pistola que havia sido roubada de um policial civil. Dos presos por mandado, Jonathas foi autuado por posse ilegal de arma de fogo; e Rodrigo, Jackson Aristides, Ivanilda, Darleane, Dilsiane e Luiz Felipe foram flagrados com maconha.

Mulhers detidas em Arapiraca com 14 kg de maconha prensada (Foto: Ascom / SSP-AL)

Participaram da operação militares do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp), 1º e 4º Batalhões de Polícia Militar, Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); policiais civis da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), Asfixia, Tático Integrado de Grupos de Resgastes Especiais (Tigre) e Operação Polícia Litorânea Integrada (Oplit); além do Grupamento Aéreo da SSP-AL.