Polícia

Ministério da Justiça diz que viatura incendiada em AL não é da Força Nacional

Secretaria Nacional de Segurança afirma que FN não atua no estado há seis meses

Por Tribuna Hoje com Assessoria 30/01/2017 13h10
Ministério da Justiça diz que viatura incendiada em AL não é da Força Nacional
Reprodução - Foto: Assessoria

A Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania informa que o veículo que foi incendiado em Joaquim Gomes (AL), na madrugada deste domingo (29), não pertence à frota da Força Nacional de Segurança Pública, diferentemente do que foi divulgado.

O veículo em questão, uma caminhonete Nissan Frontier, foi legalmente doada em 2014 ao governo de Alagoas em plenas condições de uso pelos órgãos locais de segurança pública, como contrapartida prevista no Pacto de Cooperação Federativa. A Força Nacional não realiza qualquer operação em Alagoas desde julho de 2016.

O caso

A viatura estava estacionada na frente da sede da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar. Diversos disparos de arma de fogo foram efetuados contra a sede da Cia, além da viatura foi incendiada. Não houve registro de feridos.

No momento da ação os policiais militares da Companhia estariam realizando o policiamento das festividades da padroeira de Colônia Leopoldina e que apenas o plantão policial se encontrava ali. Como o prédio só tem apenas uma entrada, o militar teria esperado o momento exato para sair e por essa razão veio a inalar muita fumaça; sendo levado para o hospital local, medicado e em seguida liberado.

As câmeras de segurança do destacamento gravaram o momento em que um veículo de cor escura passa por diversas vezes na frente do local, minutos depois para e um homem desce e despeja um líquido sobre a viatura Frontier, estacionada na porta da Companhia, e em seguida o fogo começa. Vizinhos e populares do local conseguiram impedir que o fogo se alastrasse e tomasse maiores proporções, conseguindo então controlar as chamas.

Além da viatura, a primeira sala do prédio, o forro e as paredes externas também foram queimados. Os populares relataram que ouviram o barulho de vários disparos, em seguida uma arrancada de um veículo saindo. Algumas residências próximas continham perfurações e cápsulas, de calibres ponto 40 e 380, foram encontradas no local. 

De acordo com moradores da região, a ação foi rápida e ocorreu por volta das 3h30. A própria população conseguiu controlar o fogo, que ainda atingiu a fachada do prédio. A viatura ficou destruída.

Viaturas da polícia chegaram até o local e realizaram buscas pela região.

A corporação destacou que usará as imagens das câmeras para ajudar na investigação; destacando ainda que não medirá esforços para identificar a autoria do ato de vandalismo.