Polícia

Sindicato e forças de segurança definem ações de combate a assaltos a ônibus

Com a proximidade das festividades natalinas, proposta é intensificar o policiamento na capital

05/12/2016 21h26
Sindicato e forças de segurança definem ações de combate a assaltos a ônibus
Reprodução - Foto: Assessoria

A cúpula da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) reuniu representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários de Alagoas (Sinttro/AL) e Transpal, nesta segunda-feira (5), para traçar estratégias de combate a assaltos aos transportes coletivos em Maceió.

Reafirmando o compromisso com a transparência e o diálogo com a sociedade, que vêm sendo uma das principais ferramentas no combate a ações criminosas no Estado, a SSP apresentou os números registrados e recebeu as informações que facilitaram o planejamento das ações que devem ser intensificadas nessa reta final do ano.

 

O representante da Transpal, Anderson Cabral, destacou a importância das reuniões, que agora são mensais. “Observamos que o poder público tem absorvido toda informação que passamos durante as reuniões. Nós estabelecemos os locais e linhas com maior índice de incidência de assalto e, em conjunto, construímos estratégias necessárias para evitar e reduzir o número de assaltos”.

Em novembro, o Núcleo de Estatísticas da SSP registrou 79 assaltos a coletivos, número maior que o registrado no mês anterior. Os registros podem ser justificados pelo aumento do fluxo de passageiros e, consequentemente, de dinheiro nos coletivos. “Desde maio, quando foi criada, a comissão se reúne mensalmente para debater os números das ocorrências, e a SSP tem mostrado empenho e direcionamento para esse tipo de delito. Sentimos mais segurança sabendo que as forças de segurança estão na rua diminuindo a ação de criminosos”, frisou o vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários, Hernande José dos Santos que reconheceu a tendência no aumento de ocorrências nesse período do ano.

A Secretaria de Saúde trabalha na identificação e prisão de suspeito, além de apreender armamentos utilizados nos assaltos dentro dos ônibus, buscando reverter a situação e trazer tranquilidade para quem utiliza o transporte coletivo. “Mais uma vez alinhamos as ações com a Polícia Militar e o Comando de Policiamento da Capital. Ambos irão intensificar o policiamento e reforçar as estratégias discutidas em mesa, dando continuidade ao trabalho que vem dando excelentes resultados”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.