Mundo

15 de dezembro de 2020 18:00

Primeiras vacinações de Covid na União Europeia podem ocorrer neste ano

Países da UE podem iniciar vacinações imediatamente após aprovação formal da Comissão Europeia

↑ (Foto: Dado Ruvic / Reuters)

Os países da União Europeia podem começar as vacinações contra o coronavírus ainda neste ano, disse a chefe da Comissão Europeia nesta terça-feira.

O anúncio veio na esteira da decisão da agência reguladora da UE de adiantar sua possível aprovação da vacina contra coronavírus da Pfizer/BioNTech para 21 de dezembro.

“É provável que os primeiros europeus sejam vacinados antes do fim de 2020”, tuitou Ursula von der Leyen após uma decisão da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) de realizar uma reunião extraordinária sobre a vacina da Pfizer oito dias antes da data planejada inicialmente de 29 de dezembro.

Após a possível aprovação da agência reguladora do bloco, a Comissão Europeia deve aprovar a vacina da Pfizer formalmente dentro de três dias após consultas com os 27 governos da UE.

As decisões da comissão sobre aprovações de remédios costuma seguir as recomendações da EMA. A aprovação da vacina da Pfizer por parte da comissão é considerada uma formalidade se a EMA emitir uma recomendação positiva.

Os países da UE podem iniciar vacinações imediatamente após uma aprovação formal da Comissão Europeia.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH