Mundo

Sem casos confirmados, situação da Covid-19 na Coreia do Norte é incerta

Nem a OMS nem o regime de Kim Jong-un confirmam casos da doença no país. Fronteiras fechadas contribuiriam para a pandemia não chegar em solo norte-coreano, mas relatos de casos de novo coronavírus escondidos pela ditadura põem em dúvida dados oficiais.

Por G1 03/05/2020 11h06
Sem casos confirmados, situação da Covid-19 na Coreia do Norte é incerta
Reprodução - Foto: Assessoria

A Coreia do Norte não registra casos confirmados de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). Ao menos é o que dizem o regime de Kim Jong-un e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

O mistério sobre a alegada ausência de casos de Covid-19 na Coreia do Norte fica ainda maior quando se leva em conta o impacto da pandemia na Ásia: o continente foi o primeiro a registrar casos de novo coronavírus, com o início do surto na cidade chinesa de Wuhan.

Kim Jong-un inaugura fábrica de fertilizantes em Pyongyang, na Coreia do Norte, neste sábado (2) — Foto: KCNA via Reuters

Afinal, é possível que a Coreia do Norte não registre nenhum caso de Covid-19?

Por um lado, seria possível, considerando o caráter fechado da ditadura norte-coreana. Não há circulação de pessoas entre o país e a Coreia do Sul, e o regime suspendeu a entrada de turistas estrangeiros ainda em janeiro, no início da epidemia na China.

Por outro lado, a falta de transparência e a movimentação clandestina de pessoas na fronteira com a China — algo que ocorre há anos — impedem que haja certeza sobre a situação epidemiológica de um país em que se desconhece até mesmo o real estado de saúde de Kim Jong-un. País ainda mais fechado

Estátuas de Kim Il-sung e Kim Jong-il, avô e pai de Kim Jong-un, durante cerimônia em 15 de abril em Pyongyang, na Coreia do Norte — Foto: KCNA via Reuters

Embora a Coreia do Norte tenha uma das ditaduras mais fechadas do mundo, o país não seguiu a linha de outros regimes autoritários como Turcomenistão e Belarus — governos que negaram a gravidade da pandemia de Covid-19 e não tomaram medidas para evitar a proliferação.

Quando os casos ainda se concentravam na China, em 22 de janeiro, a Coreia do Norte decidiu suspender a entrada de turistas no país. Depois, determinou que todos estrangeiros que chegassem ao país, por qualquer motivo, ficassem em quarentena por um mês.

O professor de relações internacionais da Universidade de Brasília (UnB) Juliano Cortinhas acredita que é, sim, possível que o vírus não tenha entrado na Coreia do Norte graças ao controle extremo das fronteiras.

"O controle lá é naturalmente muito maior do que qualquer 'lockdown' estabelecido em outros países", afirma Casos escondidos de Covid-19

Pessoas recebem orientações sobre o novo coronavírus, que prova a Covid-19, em hospital de Pyongyang, na Coreia do Norte, em 1 de abril — Foto: Jon Chol Jin/AP

Os números da Coreia do Norte, entretanto, são vistos com ceticismo por observadores internacionais. Afinal, até mesmo o real estado de saúde de Kim Jong-un ficou durante dias um mistério — o que também gerou especulações sobre a Covid-19, embora os principais relatos indiquem que o ditador passou por cirurgia cardiovascular.

A Radio Free Asia — cujo conteúdo destinado a asiáticos é gerado a partir dos Estados Unidos — reportou que, em março, autoridades norte-coreanas disseram em palestras que havia, sim, casos de novo coronavírus na Coreia do Norte. Segundo esses funcionários, haveria registro de Covid-19 na capital Pyongyang e nas províncias de Hwanghae Sul e Hamgyong Norte.

Pessoas usam máscaras ao caminhar em Pyongyang, capital da Coreia do Norte, em 30 de março — Foto: Kyodo via Reuters

O pesquisador Jagannath Panda, que tem estudado a situação da Coreia do Norte na pandemia, também duvida dos dados do país sobre a Covid-19. "Há relatos de casos de coronavírus nas fronteiras norte-coreanas em janeiro", disse ele, que coordena o grupo de estudos sobre Ásia Oriental no Instituto Manohar Parrikar (Índia).

Panda acredita que o comércio clandestino nas fronteiras com a China não oferecem segurança alguma contra o novo coronavírus.

"Dado os contatos diretos entre os dois países na troca de bens e de ajudas ilegais, há uma grande possibilidade de que o novo coronavírus tenha se espalhado na Coreia do Norte", explicou.

O G1 entrou em contato com a Embaixada da Coreia do Norte no Brasil, mas não obteve resposta té a última atualização desta reportagem.

O que diz a OMS?

Logo da OMS na sede em Genebra, Suíça — Foto: Denis Balibouse/Arquivo/Reuters

No relatório desta sexta-feira (1º), a OMS continuava a mostrar a Coreia do Norte entre os países que não têm casos de Covid-19 confirmados.

Perguntada pelo G1 como o órgão verifica os dados sobre o novo coronavírus pelo mundo, a OMS disse que "está constantemente analisando dados recebidos e trabalhando de perto com especialistas mundiais em uma série de temas".

"Para entender melhor a transmissão, a epidemiologia e as características clínicas do vírus, a OMS desenvolveu protocolos que estão sendo usados por mais de 40 países de maneira coordenada", completou o órgão.

Michael Ryan, diretor-executivo do programa de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) — Foto: Christopher Black/OMS

Em 22 de abril, o diretor-executivo da OMS, Michael Ryan, disse que o organismo "pode persuadir pela ciência, pelas provas e por demonstrar o que os outros países têm feito — com bons exemplos e boas práticas".

"Para além disso, a OMS não tem poder de obrigar ou colocar nenhuma forma de pressão no país naquilo que ele são soberanos", disse Ryan.