Mundo

Irã diz que EUA abateram um de seus próprios drones por engano

Trump anunciou que aparelho iraniano foi derrubado porque teria se aproximado perigosamente do navio americano e ignorado vários pedidos para que se afastasse.

Por G1 19/07/2019 13h04
Irã diz que EUA abateram um de seus próprios drones por engano
Reprodução - Foto: Assessoria

Os Estados Unidos derrubaram um de seus próprios drones por engano no Estreito de Ormuz, afirmou nesta sexta-feira (19) o vice-chanceler iraniano, Abbas Araghchi. Ele negou que seu país tenha perdido um dispositivo de controle remoto no dia anterior.

"Não perdemos nenhum drone no Estreito de Omuz ou em qualquer outro lugar. Estou preocupado que o USS Boxer tenha derrubado um dos seus próprios drones por engano", declarou Araghchi no Twitter. O USS Boxer foi o navio anfíbio que, segundo os Estados Unidos, teria destruído um drone iraniano na quinta-feira (18) no Estreito de Ormuz.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que o aparelho iraniano foi derrubado, porque teria se aproximado perigosamente do navio americano e ignorado vários pedidos para que se afastasse.

Segundo Trump, o equipamento iraniano se aproximou um pouco menos de 1.000 metros do USS Boxer e que tomou uma "ação defensiva". "O drone foi destruído imediatamente", disse ele.

Na ONU, o chanceler iraniano, Mohamad Javad Zarif, disse não ter informações sobre a perda de qualquer drone.

O Exército iraniano informou nesta sexta que todos os drones enviados na véspera "retornaram" a sua base, negando as declarações do presidente dos Estados Unidos.