Mundo

Nova fase antidrogas deixa mais de 100 mortos em um mês nas Filipinas

107 supostos usuários ou traficantes foram mortos pela polícia

Por EFE / G1 10/04/2017 10h13
Nova fase antidrogas deixa mais de 100 mortos em um mês nas Filipinas
Reprodução - Foto: Assessoria

Mais de 100 supostos narcotraficantes e usuários de drogas morreram em enfrentamentos com a polícia há um mês desde que o presidente do país, Rodrigo Duterte, retomou a campanha antidrogas com a promessa de que seria menos sangrenta, informou nesta segunda-feira (10) a polícia.

No total, 107 suspeitos foram mortos por agentes após supostamente resistirem à prisão durante 4.973 operações policiais em todo o país, disse o chefe da Polícia Nacional, Ronald dela Rosa, em uma coletiva de imprensa.

Os polícias visitaram no último mês 578.246 domicílios e detiveram 7.940 suspeitos, segundo os dados oficiais.

O chefe da polícia filipina afirmou que 71.620 usuários e traficantes se entregaram voluntariamente às autoridades desde o início, em 7 de março, da operação Double Barrel Reloaded (Duble Canhão Recarregado), como é conhecida esta segunda fase.

O novo período, iniciado após uma suspensão temporária de um mês, partiu com o objetivo de ser "menos sangrento", segundo indicou então o próprio Dela Rosa, que inclusive convidou a Igreja católica para supervisionar as ações dos agentes.

O chefe da polícia avaliou que o reatamento da campanha está sendo "menos sangrento, porque são menos os suspeitos que respondem com disparos contra a polícia ou colocam os agentes em perigo".