Mundo

Donald Trump diz que imprensa é inimiga do povo americano

Presidente cita grandes veículos, como "New York Times" e CNN

Por G1 17/02/2017 22h50
Donald Trump diz que imprensa é inimiga do povo americano
Reprodução - Foto: Assessoria
O presidente americano voltou a atacar a imprensa nesta sexta-feira (17), desta vez afirmando que a imprensa é "inimiga do povo americano". Trump citou grandes veículos de comunicação norte-americanos em sua crítica, postada no Twitter.

"As mídias de notícias falsas (@nytimes, @NBCNews, @ABC, @CBS, @CNN) não são minhas inimigas, são inimigas do povo americano"", postou.

A Sociedade dos Jornalistas Profissionais reagiu, dizendo que um ataque à imprensa livre "é um tapa na cara da democracia, dos fundadores do país e do povo americano".

Na véspera, durante coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente atacou duramente a imprensa. Disse que na imprensa "o nível de desonestidade está fora de controle". Disse que o otimismo no país está subindo muito, as fábricas estão voltando ao país. E que a mídia não diz a verdade sobre seu governo. Segundo Trump, alguns veículos de comunicação dos grandes centros não falam para o público, mas para atender aqueles que lucram com um "sistema quebrado".

"A imprensa ficou tão desonesta que se não falarmos sobre isso estaremos fazendo um tremendo desserviço ao povo americano", apontou. "O nível de desonestidade está fora de controle".

A CNN, uma das emissoras que Trump mais costuma atacar, descreveu o evento como “um momento impressionante da moderna história política americana". "Ele mostrou um sentimento de raiva e reclamação raramente transparecido por um presidente em público – menos ainda por um que está há apenas quatro semanas no poder”, afirmou a emissora em seu site.