Interior

13 de maio de 2020 22:46

Secretarias comemoram índices de casos recuperados por Covid-19 na região norte de AL

Em São Miguel dos Milagres já foram 25 descartados e 10 recuperados

↑ Secretária de Saúde São Miguel dos Milagres, Valdenice da Silva - Foto: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus alterou a vida de todos os habitantes das cidades da Região Norte, com isolamento social, quarentena e cuidados redobrados com a higiene pessoal, sobretudo, com uso de álcool gel. As prefeituras doaram milhares de kits de higiene e mascaras para a população mais carente e vulnerável, distribuíram EPIs para todos os profissionais da área de saúde, impuseram barreiras sanitárias nos acessos às cidades e até instalaram pias com água e sabão nos principais locais de aglomeração, como feiras e praças, além de divulgarem em suas redes sociais o uso obrigatório de mascaras enquanto as pessoas se locomoverem de casa até a farmácia, aos mercadinhos ou até as agências bancárias.

O resultado de todas essas ações parece que estão surtindo algum efeito, diante dos números positivos de casos descartados e recuperados na maioria dos municípios, apesar do número de casos confirmados e também de óbitos. Em Maragogi, por exemplo, segundo o boletim mais recente, 36 casos já tinham sido descartados e 6 pessoas recuperadas. Em São Miguel dos Milagres já foram 25 descartados e 10 recuperados. Em Porto Calvo 28 casos foram descartados com 2 recuperados. Mas o município não apresentou até agora nenhum óbito. Dois municípios, no entanto, Porto de Pedras e Passo de Camaragibe, ainda não apresentaram nenhum caso confirmado do Covid-19.

A prefeitura do Passo de Camaragibe, inclusive, contestou o boletim epidemiológico emitido no último domingo (10), pela Secretaria de Estado da Saúde, que registrou por engano o surgimento de um caso de Covid-19 no município. O equívoco se deu após a confirmação da doença em um paciente que reside em São Miguel dos Milagres. A Secretaria Municipal de Saúde do Passo entrou em contato com a Sesau e já esclareceu a situação e a correção foi feita no boletim epidemiológico da segunda-feira (11).

Para a Secretária de Saúde São Miguel dos Milagres, Valdenice da Silva, os bons índices de casos recuperados e descartados no município, se deve, sobretudo, as contínuas ações das diversas secretarias municipais envolvidas no combate a pandemia.

´´Nosso trabalho é salvar vidas. Estamos reforçando os cuidados com nossa população, pedindo para ficarem em casa e nos protegendo ao mesmo tempo, com a instalação de barreiras sanitárias nos acessos ao município. A ação se soma à série de medidas já adotadas pela Prefeitura, como a desinfecção de locais de maior movimento, prédios e veículos públicos. Seguimos com atenção redobrada no enfrentamento ao novo Coronavírus´´.

Fonte: Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH