Interior

23 de março de 2019 09:41

Alagoas tem 4 das 25 melhores praias do país

A Praia de São Miguel dos Milagres ficou em 6º lugar, a Praia de Antunes, em Maragogi, em 7º

↑ Praia de São Miguel dos Milagres está dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, no Litoral Norte, tem água de tom verde esmeralda, com temperatura perfeita e o grande diferencial da maré baixa (Foto: Sedetur)

Segundo uma pesquisa divulgada recentemente pela Travelers Choice 2018, do TripAdvisor, uma das maiores plataformas de vendas online de viagens do mundo, das 25 melhores praias do Brasil, escolhidas por meio da experiência de seus viajantes, que atribuem notas aos atrativos turísticos visitados, o estado de Alagoas emplacou quatro praias, três delas situadas dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais, no Litoral Norte.

A Praia de São Miguel dos Milagres ficou em 6º lugar, a Praia de Antunes, em Maragogi, em 7º e a Praia do Toque, também em São Miguel dos Milagres, que recebeu o título em 2014 da praia mais bonita do Brasil, ficou em 20º lugar, alçando definitivamente o Litoral Norte de Alagoas como destino preferido de milhares de turistas.

A outra praia mais bela do Brasil, escolhida em território alagoano, é a do Gunga, no Litoral Sul do Estado.

A classificação é feita com base no relato da experiência dos usuários do site que visitam o local e avaliam critérios como as características do lugar, limpeza da água, facilidade de acesso, satisfação dos clientes e rede de bares, restaurantes e hotéis.

Antunes conquistou esta classificação devido aos seus elementos de natureza quase intocada e um mar de cor azul esverdeada. A praia urbana de São Miguel dos Milagres e sua continuação, a praia do Toque, são semelhantes: tom verde esmeralda da água, temperatura perfeita e com o grande diferencial da maré baixa, quando o mar fica incrivelmente raso, dando pra avançar mais de 100 metros com águas calmas e batendo no máximo na cintura.

Mas como surgiu o nome de cada praia, quais são seus diferenciais e como chegaram a um patamar tão alto de avaliações positivas por parte de turistas do mundo inteiro, desbancando outras praias famosas ao longo do litoral alagoano.

ANTIGO

São Miguel dos Milagres é um dos mais antigos povoados de Alagoas. A colonização começou durante a invasão holandesa, quando moradores de Porto Calvo fugiram à procura de um abrigo onde pudessem, também, observar o movimento dos invasores que utilizavam o Rio Manguaba para chegar ao interior. Eles encontraram, na região, uma colina de onde avistaram extensa área de terras até o mar. Formou-se aí o engenho Mata Redonda, local onde houve uma grande batalha, que resultou na expulsão dos holandeses.

O povoado ficou conhecido como Freguesia Nossa Senhora Mãe do Povo, a padroeira. Algum tempo depois, um pescador encontrou na praia uma peça de madeira coberta por musgos e algas e passou a usá-la nos serviços domésticos. Ao limpar a peça, o pescador descobriu que era a escultura em madeira de São Miguel Arcanjo, ficando curado de um grande problema de saúde. A notícia se espalhou e o lugar ficou conhecido como São Miguel dos Milagres.

A praia de São Miguel dos Milagres entrou no mapa turístico muito tempo depois de Porto da Rua e da praia do Toque, as duas mais famosas do município, sobretudo pela beleza de suas piscinas naturais. É uma praia urbana, de fácil acesso e com várias barracas de praias, que funcionam como restaurantes e que estão em via de deixar a orla, cumprindo determinação da Secretaria do Patrimônio da União. Passeios as recém-exploradas piscinas naturais também saem da praia, com dezenas de jangadeiros.

PROTEÇÃO AMBIENTAL

Como a praia está protegida pela APA Costa dos Corais não existe passeios de banana boat e nem de jet ski, que são proibidos e barcos a motor só podem navegar a partir de 200 metros da praia. Carros e motos também não podem circular pela praia.

Além disso, o Plano Diretor do município permite desde 2011 somente construção de alvenaria a partir de 70 metros da maré. Nos últimos conquistou fama, sobretudo, pela realização do famoso réveillon dos Milagres.

Praia de Antunes é famosa por águas de cor azul-piscina e bancos de areia

No litoral de Maragogi, a Praia de Antunes é famosa por suas águas azul piscina, um visual único até mesmo para a região. Localizada entre as praias de Barra Grande e Dourado, Antunes tem como uma de suas principais características os bancos de areia que se formam na maré baixa, onde é possível ir caminhando mar adentro com água na altura do joelho.

A atração é uma das mais concorridas de Maragogi pela tranquilidade que a praia oferece. Distante à apenas 7 km do centro da cidade, é uma dica excelente para quem visita o destino com crianças, até porque durante a maré baixa, bancos de areia emergem do mar, transformando-se em um verdadeiro corredor mar adentro, com quase 3 km de extensão.

Enfim, a praia de Antunes é lindíssima e lembra muito as praias de São Miguel dos Milagres, Lages e do Patacho. O local possui uma pequena estrutura com aluguel de cadeiras e de guarda-sol. Também é possível comprar bebidas, pequenos lanches, alugar caiaque e  SUP, e fazer o passeio das piscinas naturais. Não existem meios de hospedagens na praia.

A origem do nome vem do sitio do seu Antunes, como a Praia do Xaréu, que também herdou o nome do sitio Xaréu.  Antunes, como todas as praias da região, também está protegida pela APA Costa dos Corais.

De toda a Rota Ecológica dos Milagres, a Praia do Toque é uma das mais apreciadas. Há quem se instale ali diretamente do aeroporto Zumbi dos Palmares e só sai para tomar o rumo de casa. A seu favor a beleza estonteante das piscinas naturais a apenas um quilômetro da praia e a infraestrutura impecável de algumas pousadas, que aliam charme e conforto com a informalidade que o número reduzido de bangalôs permite.

 

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

Comentários

MAIS NO TH