Interior

Prefeito contabiliza avanços que nunca foram feitos ao longo de 20 anos em Igaci

As ações são frutos de parcerias importantes

Por Edmílson Teixeira 18/07/2017 11h29
Prefeito contabiliza avanços que nunca foram feitos ao longo de 20 anos em Igaci
Reprodução - Foto: Assessoria

“Em Igaci, a administração pública continua em ritmo de arrumação em todos os setores”, é o que confessa o prefeito Dr. Oliveiro Piancó (PMDB) reeleito em 2016, com 54,07% dos votos válidos (1.165 votos de diferença) numa disputa bastante acirrada, que no final prevaleceu seu perfil de gestor atuante, pelo fato de ter conduzido quatro anos de trabalho, focado em ações, que hoje têm identificado o município na região do Agreste, como grande referência de qualidade em serviços públicos.  

Afirmando que tirou o município de 20 anos de atraso, o prefeito Piancó tem se notabilizado à frente da Prefeitura, sobretudo pelos ousados investimentos   na Saúde, Educação, Agricultura, Meio Ambiente, Saneamento, atividades culturais, além de diversos programas sociais, criados como forma de garantir cidadania para todos.

 “Estamos conciliando nossos trabalhos, graças a uma equipe capacitada, que tem atuado de forma aguerrida, sobretudo na busca do que há de melhor para o nosso povo” comenta o gestor, salientando que sua afinidade com o governo estadual, bancada federal e com a Assembleia por meio do deputado Val Gaia, tem proporcionado uma parceria sem igual para o bem de Igaci. 

O prefeito também cita a bancada legislativa do município, onde oito dos 11 vereadores que compõem a Casa, lhe apoiam. São os casos de; Altair Torres, Linduarte Filho, Val Turismo, Neno Toledo, vereadora Bem, Remi, Valmir do Mauro e Edval Filho.   

Destaque:

A cidade possivelmente ainda este ano, poderá ter 100% de saneamento básico, um fato raro em Alagoas. Para tanto, os trabalhos estão sendo executados numa parceria com o governo federal, via Funasa, onde 80% dos serviços já foram concluídos. Por sinal, a Estação de Tratamento já está pronta.  

Indústria

Já em sua fase adiantada, a Indústria de Beneficiamento de Frutas, promete ser a grande redenção da economia de Igaci. É que uma política de trabalho resultou na vinda desse importante projeto, que ganhou apoio do governo federal para alavancar a obra.  Para que se tenha uma ideia, a unidade beneficiará cerca de dois mil produtores de 20 municípios alagoanos e fará parte também da “Rota da fruticultura de Alagoas”. A unidade trabalhará  inicialmente com o beneficiamento de 11 frutas, levando em consideração a fruticultura da região como abacaxi, pinha, caju, banana, graviola e outras. Entre os produtos que sairão da fábrica estão: geleias, doces, polpas e sucos de frutas concentrado, além de frutas desidratadas.

Avanços

Nos arredores da Indústria de Beneficiamento de Frutas, a Prefeitura está erguendo uma avançada unidade escolar, dotada de 12 salas e uma quadra esportiva. Também na região, a Prefeitura disponibilizou um terreno para o Estado, a fim de construir ainda este ano, o Centro Integrado de Segurança Pública –CISP.

Caminhando

No povoado Caraíbinho uma creche será entregue em outubro próximo, a fim de  atender 240 criancinhas.

Na zona rural estão sendo construídas seis “Passagens Molhadas” que são as pontes que vão facilitar o tráfego nas estradas vicinais; inclusive quatro deles estão para ser inauguradas por esses dias.

A comunidade do Povoado Coité das Pinhas será agraciada com uma Academia da Saúde, assim como a população da parte da cidade já dispõe desse serviço desde a gestão passada. A Prefeitura também tem planos para expandir ginásios de esporte nas principais  unidades de ensino. De um total de onze projetados, três já foram entregues.

Lances rápidos  

-Há mais de quatro anos que o servidor público de Igaci não sabe o que é atraso salarial.

-Três Vans atendem diariamente a pacientes que necessitam de cuidados médicos, para casos assistidos em Maceió, Palmeira e em Arapiraca.

-A população dispõe de uma Unidade de Saúde 24 horas e 11  UBS, (Unidade Básica da Saúde), onde todas foram reformadas e ampliadas, seguindo a linha padrão do Ministério da Saúde.

-Cerca de 300 estudantes universitários que se deslocam para estudar diariamente em Arapiraca e Palmeira, dispõem de três ônibus que atuam  durante os três horários.

-O serviço de Saúde executa cerca de 300 exames por mês de ultrassonografia, além de  disponibilizar um Laboratório médico com diversas especialidades de exames.

- A equipe médica que atende a população é uma das mais completas do Agreste, sobretudo para um município do porte de Igaci. São profissionais das mais diversas especialidades que se possa imaginar.

-A Defesa Civil atuou de forma bastante eficiente durante as últimas fortes chuvas que caíram na região, sobretudo conciliando seus trabalhos de forma eficaz, junto à população da zona rural; principalmente operando nos lugares de área em que requer uma maior atenção, como é o caso das proximidades de rios e riachos.

-No povoado Coité das Pinhas uma escola de seis salas foi entregue, onde agora está sendo construída uma quadra poliesportiva.  

 

Meio Ambiente

-Em parceria com a Usina Coruripe, Usina Seresta, Centro Xingó, AAGRA e CONDRI foi feito o plantio de 1.500 mudas de árvores nativas e frutíferas apropriadas à região em áreas particulares e públicas do município, destacando-se: Postos de Saúde; Associações Comunitárias; Nascentes; Escolas; Etc.

-Em parceria com a Secretaria de Infraestrutura foi criada a Associação dos Catadores de Lixo de Igaci, tendo como objetivo desencadear a Projeto de Coleta Seletiva Municipal.