Interior

Semana 100% Mamãe e Bebê fortalece laço familiar em Arapiraca

Por Assessoria 29/05/2017 13h08
Semana 100% Mamãe e Bebê fortalece laço familiar em Arapiraca
Reprodução - Foto: Assessoria

Acolhimento, vínculo, informações e troca de experiências fizeram parte do trabalho humanizado realizado durante mais uma edição da Semana 100% Mamãe e Bebê, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), maternidades, Unidades Especializadas e nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) de Arapiraca.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, organizou uma vasta programação para a semana, destinada a atenção a gestantes, mamães e crianças, que foram acompanhadas por equipes da coordenação da Saúde da Mulher e da Criança, no período de 22 a 26 deste mês, com encerramento nesta sexta-feira.

Visita às maternidades dos Hospitais Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Bom Conselho, no centro de Arapiraca, encerraram a programação. Ambas receberam profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que acompanharam o trabalho nos setores destinados a gestantes, puérperas e recém-nascidos, e ainda conversaram e orientaram mamães sobre a importância da amamentação e os cuidados com a higiene bucal dos bebês.

Ana Paula da Silva aguardava a visita médica para receber alta da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, quando acompanhou as explicações sobre saúde bucal dos bebês. “Eu achei importante ouvir as explicações sobre como higienizar a boca da minha filha. Toda mãe quer o melhor para seus filhos e aprender com profissionais é sempre bom”, declarou.

De acordo com Maria Luiza Bezerra, coordenadora da Saúde da Mulher, a  programação da Semana 100% Mamãe e Bebê se encerra hoje, mas o vínculo entre o município e as maternidades continua durante todo o ano. “As ações realizadas fazem parte da nossa conduta de humanização, mas foram intensificadas durante esta semana, a fim de chamar a atenção de todos os envolvidos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mamães e bebês. E, consequentemente, também estamos cuidando das famílias”, explicou.

A abertura da Semana 100% Mamãe e Bebê aconteceu com importante conquista para o município, a implantação do ambulatório do recém-nascido de alto risco, no Espaço Nascer, com ambiente físico cômodo e amplo para a prática da estimulação precoce de bebês que nascem em alto risco, abaixo do peso, com cardiopatia ou algum risco que precise de cuidados especiais.

Na ocasião, Aurélia Fernandes, secretária da Saúde, evidenciou mais uma edição da Semana 100% Mamãe Bebê como um projeto de sucesso que chega a sua sétima edição, fortificada graças ao trabalho em equipe e a vontade de fazer o melhor para Arapiraca. “As ações são reflexo da gestão do prefeito Rogério Teófilo, pautada na humanização do atendimento à população do município”, enfatizou a secretária.

Entre as ações da semana, palestras, orientações e atividades lúdicas. Alguns dos temas abordados: a importância da realização do pré-natal; aleitamento materno para o fortalecimento do vínculo com o bebê; doação de leite para Banco de Leite Humano; os principais cuidados na gestação; higiene bucal dos recém-nascidos.

Os profissionais da saúde, envolvidos com o tema, também participaram de momentos de discussão. No cronograma, acolhimento humanizado às gestantes de alto risco, puérperas e crianças; Intercorrências na gestação durante o pré-natal; Sinais prováveis de trabalho de parto e curso de triagem neonatal (teste do pezinho).

Para Claudjane Cavalcante, coordenadora de enfermagem da Maternidade Nossa Senhora de Fátima, o momento da visita das coordenadoras da Saúde da Mulher e da Criança fortalece o vínculo entre a instituição  e demonstra a preocupação da Administração Municipal com os serviços prestados e, ao mesmo tempo, um incentivo no desenvolvimento das ações voltadas para mamães e bebês.

Maria Luiza Bezerra explica que a Semana 100% Mamãe Bebê encerrou hoje, mas que no próximo dia 30, na área verde, localizada na avenida Deputada Ceci Cunha / Bairro Novo Horizonte, às 16h, momento dedicado á crianças e gestantes, com ensaio fotográfico, oficina de pintura e Ultrassom natural.