Interior

Operação conjunta fiscaliza 390 veículos em Maragogi, no litoral norte

Institutos de Metrologia de Alagoas e Pernambuco fiscalizaram cronotacógrafos

23/05/2017 20h57
Operação conjunta fiscaliza 390 veículos em Maragogi, no litoral norte
Reprodução - Foto: Assessoria

Uma operação conjunta do Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq-AL) e o Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), entre os dias 18 e 20 deste mês, resultou na autuação de 27 veículos em Maragogi. Ao todo, 390 veículos foram abordados pelas equipes.

A ação contou com o apoio do 6° Batalhão de Polícia Militar de Alagoas, sob o comando do major Fortes. Além da fiscalização dos técnicos aos cronotacógrafos, os policiais realizaram abordagem de rotina na região. “Nossa operação teve foco aqui em Maragogi, em conjunto com o pessoal de Pernambuco, fiscalizando todos os cronotacógrafos da região, dando ênfase também aos veículos de transporte de turismo e escolar”, afirma o fiscal do Inmeq, Osman Júnior.

De acordo com o relatório da operação, o transporte escolar apresentou o maior número de aparelhos com certificação atrasada. O objetivo da ação é garantir que os certificados dos cronotacógrafos estejam em dia. Os condutores notificados têm o prazo de cinco dias para regularizar a situação.

“Por se tratar de uma região que recebe muitos turistas, tanto de Alagoas como Pernambuco, resolvemos fazer essa operação conjunta para verificar se os veículos estão com certificado em dia”, ressalta o técnico do Ipem-PE, Miguel Luciano.

O equipamento é obrigatório em vans e ônibus que realizam transporte de passageiros, além de veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas. Ele é responsável por registrar a velocidade e distância, assim como tempo de paradas e de direção dows veículos.