Interior

Palmeira dos Índios: terra da cultura entra na rota do turismo de aventura

Rampa natural de parapente será inaugurada sábado (27), na Serra do Goiti

Por Assessoria 21/05/2017 11h54
Palmeira dos Índios: terra da cultura entra na rota do turismo de aventura
Reprodução - Foto: Assessoria

O município de Palmeira dos Índios descobre, aos poucos, a vocação natural para o turismo de aventura, o ecoturismo e também para a prática de esportes radicais. Os motivos para isso são muitos, mas o principal é a própria natureza, generosa com o lugar. A cidade, localizada no Agreste alagoano, é banhada, principalmente, pelo rio Coruripe e está situada no sopé das serras do Goiti, Candará e Boa Vista, a 342 metros de altitude, acima do nível do mar. Com um clima tropical semiúmido, os verões são quentes e os invernos razoavelmente frios, principalmente à noite.

É na Serra do Goiti que começa o Planalto Borborema, região serrana do interior do Nordeste que compreende as cidades de Palmeira e Arapiraca (AL), Campina Grande e Itabaiana ((PB), Caruaru e Garanhuns (PE) e Santa Cruz (RN). E é neste Planalto que 60% da área da cidade está inserida. Os outro 40%  ocupam a unidade geoambiental da Depressão Sertaneja. Ou seja, é um convite para os amantes de esportes, aliados às belas paisagens do lugar, que também inclui museus, casarões, muitas histórias e cultura. Daqui saíram nomes como Graciliano Ramos, Jacinto Silva, Carlos Moura, Clemilda, Mestre Chicão (pai de Dominguinhos), a “Viúva Porcina”, Tenório Cavalcante, Jofre Soares, os índios Xucuru-Kariri, e tantos outros que orgulham a terra.

E por ser uma cidade charmosa, que enche os olhos de quem a visita, Palmeira desponta com mais uma novidade e vai receber, no próximo sábado (27), um encontro de amigos, pilotos de parapente, liderado pelo instrutor Emerson Miranda, do grupo Alagoas Voo Livre. Na ocasião, também será inaugurada a Rampa Portal do Sertão, na Serra do Goiti. “Percebemos que Palmeira tem condições propícias para o voo livre, de parapente. Escolhemos o nome da rampa Portal do Sertão porque Palmeira tem todas as características que simbolizam a região, sem falar nas belezas naturais que possui. Tenho certeza de que esse novo passo para o turismo de aventura vai render bons frutos para a cidade, além de atrair pilotos de várias partes do mundo. Realizamos os nossos testes este final de semana, e no próximo, estaremos de volta para um encontro descontraído e cheio de aventuras”, garantiu Emerson, que há 12 anos é instrutor de voo livre.

Para o vice-prefeito Márcio Henrique, que acompanhou de perto o “test fly” do Alagoas Voo Livre, Palmeira tem um grande potencial turístico que precisa ser explorado. “O Emerson viu uma grande perspectiva para que o grupo possa atuar em Palmeira, e que também tem rampa natural para isso. Palmeira precisa redescobrir suas vocações, por isso precisamos buscar profissionais que tenham conhecimento das áreas que pretendemos explorar, como essa modalidade do parapente. O município tem história, tem cultura, turismo  tudo para se desenvolver e com uma gestão responsável, como está sendo feita agora, isso vai acontecer com toda certeza”, destacou.

O prefeito Júlio Cezar reforçou que Palmeira tem vocação natural para os esportes radicais e de aventura, e com a inauguração da rampa o município vai entrar, de vez, na rota da prática de voos livres do Estado e também do Brasil. “Já recebemos o clube do automóvel antigo, em julho teremos circuitos de quadriciclo, de MotoCross, trilhas de jeep e agora o parapente. Aos poucos, vamos resgatando a capacidade que Palmeira tem, não só na área cultural mas também colocando a cidade na rota dos eventos de aventuras. E isso é bom porque as pessoas voltam a frequentar a cidade. É dinheiro novo que vai circular aqui, pois as pessoas abastecem os carros, se hospedam nos hotéis e fazem refeições nos restaurantes e lanchonetes. Palmeira é uma cidade que encanta, é bucólica e a prefeitura vai apoiar tudo isso. Vamos dando um passo de cada vez, em busca do resgate definitivo da nossa história, da nossa cultura, e agora, dando um passo mais à frente com o município entrando na rota dos esportes radicais e do turismo de aventura”, garantiu o prefeito.