Interior

Câmara de Vereadores de Satuba quer retomar povoado para o município

Território foi perdido ano passado para o município de Rio Largo

Por Tribuna Independente 10/03/2017 09h29
Câmara de Vereadores de Satuba quer retomar povoado para o município
Reprodução - Foto: Assessoria

O presidente da Câmara de Vereadores de Satuba, vereador Luis Carlos Lira (PR), confirmou em entrevista para a reportagem da Tribuna Independente, que o município vai lutar para retomar a administração do povoado de Margarida.

Em 2015, a cidade perdeu parte de seu território para Rio Largo, depois da oficialização de um mapa geográfico apresentado pelo Iteral, o que reduziu o número de seus habitantes junto ao IBGE e consequentemente o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), principal fonte de renda de Satuba, segundo o parlamentar.

“Satuba é um município dormitório. O comércio do município não tem força. O segundo maior problema da cidade é a questão do emprego. A renda do município vem do FPM [Fundo de Participação dos Municípios] e Satuba perdeu os territórios da Margarida Procópio e de Santa Apolônia para Rio Largo. Ano passado recuperamos uma parte, porque Margarida ainda continua sendo de Rio Largo. Essa é outra luta que vamos enfrentar. Recuperamos Santa Apolônia e pelo menos o percentual do FPM, que estava de 0.8 e era desastroso. Vamos tentar recuperar o povoado de Margarida”.

O vereador destacou também o trabalho inicial à frente da Câmara e salientou o desafio de legislar em um município pequeno, como Satuba.

“Iniciamos com a reforma da Câmara. Nossa primeira ação foi atuar em cima dessa reforma. Melhoramos o plenário, a estrutura física. Criamos duas salas, a de Controladoria e a do Arquivo. Criamos também a assessoria de Comunicação e antes não existia nada disso. É um desafio. Quanto menor o município mais proximidade o cidadão tem do vereador, atendemos muita gente em casa mesmo. Os vereadores de interior não tem horário pra receber as demandas da população. Eu costumo andar muito na cidade, visitar as comunidades e bairros, costumo buscar as necessidades do povo para que a gente leve para Câmara pautas atualizadas com reinvindicações dos moradores”, disse Luis Carlos.

DUODÉCIMO E UVEAL

Eleito como presidente da Câmara para o próximo biênio, o vereador falou sobre o trabalho do prefeito do município, Paulo Acioly (PSD), reeleito na última eleição.

“A câmara tem sido parceira do executivo. Uma parceria que tem dado certo. Apesar da crise que assola o país, o prefeito Paulo com a seriedade que tem conseguiu driblar um pouco isso, pagando o servidor em dia, melhorando as ações nas áreas da educação e da saúde, entregou quatro novas UBSs. Satuba não tinha, pois o funcionamento delas era em prédios alugados. O esporte teve uma atenção maior. Paulo entregou o estádio de futebol, que não tínhamos na cidade. O duodécimo também está regularizado”.

Um assunto que vem sendo bastante noticiado nos últimos dias é a eleição para nova diretoria da União dos Vereadores de Alagoas (Uveal), Luis Carlos, explicou que a Câmara de Satuba não era adimplente, mas que sua gestão estaria viabilizando o processo para se tornar parceira da entidade.

“Até a gestão anterior não tínhamos parceria com a Uveal. Agora estamos viabilizando a questão da adimplência com a instituição. Fomos procurados por alguns pretensos candidatos e eu vejo com bons olhos toda essa disputa que vem sendo noticiada, pelo menos esse ano está se fomentando essa discussão, porque pelo menos nos anos passados eu não vi esse tipo de interação. Hoje vemos essa procura pela presidência da Uveal e eu creio que isso vai ser salutar para a instituição. A ama é um exemplo positivo para a Uveal. Defendo o consenso ou pelo menos um número mínimo de chapas, aglutinando as forças e procurando a união da instituição”.

Luis Carlos também destacou alguns problemas que Satuba vem enfrentando atualmente e classificou o abastecimento de água como um dos principais, e que precisa ser solucionado.