Interior

Enfermeiras da UE do Agreste ministram cursos em Congresso da Ufal

12/12/2016 14h19
Enfermeiras da UE do Agreste ministram cursos em Congresso da Ufal
Reprodução - Foto: Assessoria

Duas enfermeiras e uma técnica de enfermagem do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Unidade de Emergência Daniel Houly (UEDH) vão ministrar palestas, nesta terça-feira (13), na programação do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite), que está acontecendo no campi da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), na cidade de Arapiraca.

O evento também conta com a participação da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência (Lamue) da UE do Agreste.

As atividades seguem até quinta-feira (15) e ainda abordam a temática geral: “Ciências, saberes e sociedade em rede”.

De acordo com a coordenadora a Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência (Lamue) e enfermeira do NEP da UE do Agreste, Katyenny Christine, as profissionais da unidade vão participar ativamente da mesa-redonda: “O olhar acadêmico sobre a Urgência e Emergência” ministrar palestras em dois minicursos no congresso, sendo a primeira acerca do tema: “Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida”, e a segunda com a abordagem à assistência de enfermagem ao paciente vítima de queimadura.

Além da enfermeira Vanessa Matias e a técnica de enfermagem Andrea de Lima, a mesa-redonda e os dois minicursos terão a participação ativa das três profissionais da UE do Agreste e de 14 profissionais da Liga Acadêmica Multiprofissional de Urgência e Emergência (Lamue) da UE do Agreste.

A enfermeira Katyenny Christine revelou que o minicurso terá duração de três horas e certificação pela organização do Congresso Acadêmico Integrado de Inovação e Tecnologia (Caiite) 2016 da Ufal, que está mobilizando profissionais de saúde, pesquisadores, membros da comunidade acadêmica, professores, estudantes e representantes de instituições que promovem o ensino superior no Estado de Alagoas.

O congresso deste ano, em Arapiraca, recebeu 249 propostas de trabalho na modalidade de comunicação oral, das quais 197 foram inscritas na trilha de graduação e 20 na área de extensão, bem como 22 propostas em pesquisa e pós-graduação, além de dez trabalhos na trilha de práticas profissionais e inovação tecnológica.

Com relação às atividades propostas, foram inscritos trabalhos para 23 mesas de debates, 25 oficinas, 40 minicursos e 24 palestras.