Interior

Estado firma cooperação para esgotamento sanitário de São Miguel dos Campos

Governo de Alagoas avança no Programa Estadual de Esgotamento Sanitário

Por Agência Alagoas 26/11/2016 11h15
Estado firma cooperação para esgotamento sanitário de São Miguel dos Campos
Reprodução - Foto: Assessoria

O Programa Estadual de Esgotamento Sanitário está a todo o vapor em Alagoas, com a meta de ampliar de 19% para 40% a cobertura de coleta e tratamento de esgoto no território alagoano até 2018.

O próximo município contemplado pela ação será São Miguel dos Campos, por meio de cooperação institucional, a ser firmada no sábado (3), durante o Governo Presente.

Lançado pelo governador Renan Filho, no primeiro ano de gestão, o programa implica na execução de obras de esgotamento sanitário em todo o Estado e/ou no apoio técnico e institucional aos municípios que necessitam de suporte para a implantação do próprio sistema, como é o caso de São Miguel dos Campos.

“O município já possui um projeto de esgotamento sanitário, mas faltam recursos para executá-lo. Portanto, o Estado, por meio de sua influência, será uma ponte entre a Prefeitura e os órgãos financiadores, como o Ministério das Cidades”, destaca a secretária de Estado da Infraestrutura, Aparecida Machado.

O programa é executado pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra) que também é a parceira dos municípios nas cooperações técnicas e institucionais. O objetivo é dar suporte em obras que já estão em andamento ou a serem executadas, por meio da oferta de corpo técnico para a elaboração de projetos, obtenção de recursos, execução de serviços, conclusão e regularização de projetos e alcance da funcionalidade plena dos sistemas.

Hoje, a cooperação já tem beneficiado municípios em diferentes regiões do Estado, como Penedo, Feliz Deserto, Coruripe, Igreja Nova, Jequiá da Praia, Santana do Ipanema e Ouro Branco.