Esportes

Na Rússia, Tite coloca Sochi na mira da Seleção para a Copa do Mundo

Técnico confirma visita à cidade que recebeu as Olimpíadas de Inverno de 2014

Por SporTV.com 28/06/2017 15h22
Na Rússia, Tite coloca Sochi na mira da Seleção para a Copa do Mundo
Reprodução - Foto: Assessoria

Além de acompanhar possíveis futuros adversários do Brasil na próxima Copa, o técnico Tite aproveita a sua passagem pela Rússia durante a Copa das Confederações para definir o local onde o país pentacampeão mundial ficará concentrado durante o Mundial. Em entrevista ao "Seleção SporTV", o treinador disse que coordenador Edu Gaspar e outros funcionários já estão visitando algumas opções e confirmou que estará em analisando as instalações de Sochi.

Sem revelar nomes, Tite disse que dois lugares atendem bem o que ele e a sua comissão técnica desejam. De acordo com o treinador, na sua escala de prioridades, ele afirmou que busca um lugar onde possa ter privacidade para desenvolver o seu trabalho.

- Quando você faz essa pergunta eu olho para o Edu. Ele, o Fábio e o Luiz estiveram acompanhando. Quando nós voltarmos para Sochi, eu também vou fazer esse acompanhamento para gente ter uma definição. Tem dois lugares que atendem bem. Alguns aspectos são muito ,e isso eu posso dizer. Primeiro a melhor qualidade e privacidade para o trabalho desenvolvido. Essa é a essência. A partir daí pensamos nas acomodações, logística e outras coisas. Mas essa é a minha prioridade.

Sobre a Copa das Confederações, Tite diz que já está vendo algumas novidades nas principais equipes da competição, como a Alemanha. O treinador lembrou que a atual campeã do mundo tem colocado em prática um esquema diferente do usado no último mundial e nas eliminatórias, com três zagueiros.

- É o acompanhamento de todos os jogos. Dos 16 jogos, em 15 nós vamos estar acompanhando. Nos 12 anteriores, o Fernando e o Thomas já estiveram, e vamos buscando informações das equipes. Estamos vendo como o Chile joga, estamos vendo como a Alemanha joga, mesmo estando com apenas Mustafi e Draxler, alguns jogadores do seu grande grupo. Nós conseguimos ver o estilo da equipe, a forma como ela atua e as suas variações (...). Lógico que ficamos acompanhando as formas e variações táticas. Me parece que a Alemanha vai jogar com três zagueiros na quinta-feira de novo. No primeiro jogo não foi. Na Copa também não foi. Mas agora jogam com três defensores centrais. Vamos ver, isso também serve de aprendizado para mim.

Confira outros tópicos da entrevista:

Busca por adversários para amistosos antes da Copa

- São etapas que vamos construindo. As participações contra a Austrália e a Argentina foram dois sistemas que não tínhamos enfrentado. Os dois com 3-6-1. Aí o mecanismo tático da equipe se ajusta. Por exemplos, os nossos três jogadores da frente, eles não balançam e não acompanham os alas adversários. Eles ficam mais próximos dos centrais, para a equipe ficar mais compactada. Só para te dar um aspecto tático. O aspecto de enfrentamento de alto nível. Por exemplo, o Chile é uma equipe que já está madura. Já é uma equipe mentalmente forte que vem de duas conquistas de Copa América. Ela já vem rotulada, já vem mentalmente forte. Esses enfrentamentos também ajudam a amadurecer a equipe.

Movimentação dos brasileiros na janela de transferências

- Eu sempre tenho o cuidado de não passar dos meus limites. Eu torço para que eles tenham decisões importantes para clubes importantes, para técnicos e trabalhos importantes. E que estejam sempre na plenitude das suas formas. Essa é a minha busca. Fico torcendo, sim. Fico acompanhando com vocês, mas sem um acompanhamento maior.

Investigação de doping da Rússia e árbitros de vídeos

- Eu acompanho, sim. Tenho consciência delas. Mas, enquanto não houver um fato comprovado, fica difícil eu estabelecer um julgamento. Eu não tenho parâmetros para julgar. Ele precisa primeiro ser julgado e definido. Mas eu tenho clara uma ideia geral. Assim como eu tenho dos árbitros de vídeo, eu tenho em relação às punições com doping e situações fora do campo. Que sejam punidos os irresponsáveis, porque a partir daí passamos a respeitar a regra do jogo melhor. Se é justiça ter o árbitro de vídeo, que o faça porque a justiça é a premissa. O correto é a premissa. Depois vai se ajustar tempo, depois vão se ajustar outras situações. Se a justiça é ter um controle alimentar, que seja dessa forma para todos.