Esportes

Após negar seleção brasileira, lateral ex-Grêmio é convocado pela Rússia

Atualmente no CSKA, Mario Fernandes aparece na relação de convocados do técnico Stanislav Cherchesov

Por Globo Esporte 14/03/2017 12h12
Após negar seleção brasileira, lateral ex-Grêmio é convocado pela Rússia
Reprodução - Foto: Assessoria

Mario Fernandes vê seu sonho de disputar a Copa de 2018 cada vez mais próximo de se concretizar. Após se naturalizar e se tornar oficialmente cidadão russo no ano passado, o lateral-direito ex-Grêmio, hoje no CSKA, foi convocado pelo técnico Stanislav Cherchesov para defender a seleção da Rússia. Curiosamente, o jogador ficou conhecido, em 2011, ao se negar a defender a Seleção, após ser convocado por Mano Menezes.

O jogador de 26 anos ficará à disposição do comandante para os amistosos contra a Costa do Marfim, em 24 de março, e Bélgica, no dia 28. Vale lembrar: o país do Leste Europeu sediará a Copa de 2018 e, por isso, não disputa as Eliminatórias do continente.

O lateral se tornou cidadão russo em julho de 2016, após cumprir uma cláusula já prevista em sua renovação contratual, firmada em 2014. No CSKA desde 2012, Mario Fernandes coleciona 147 partidas, com dois gols anotados, e já sagrou-se campeão do Campeonato Russo na temporada 2012/13 e da Supercopa da Rússia, em 2013. O jogador de 25 anos se destacou no Grêmio, clube ao qual chegou em 2009. Em três anos, conquistou um único título, o Campeonato Gaúcho de 2010.

Em setembro de 2011, quando defendia o Grêmio, Mário Fernandes chamou a atenção de Mano Menezes, então técnico da Seleção, por suas atuações pela lateral direita. Foi convocado para o Superclássico das Américas, contra a Argentina, mas não se apresentou para jogar pelo Brasil. Na ocasião, sua assessoria explicou que ele não tinha condições psicológicas de defender a Seleção por causa de "problemas particulares responsáveis por uma alta carga de estresse".