Esportes

Jackson Follmann terá amputação aumentada e Neto segue em estado grave

Alan Ruschel dá os primeiros passos após cirurgia e Rafael vai operar o pé direito

Por Globo Esporte 06/12/2016 15h04
Jackson Follmann terá amputação aumentada e Neto segue em estado grave
Reprodução - Foto: Assessoria

As informações sobre o estado de saúde dos quatro pacientes brasileiros sobreviventes do voo da Lamia foram atualizadas nesta terça-feira, em nova entrevista coletiva dos dois médicos brasileiros que estão em Medellín acompanhando os pacientes, todos internados no Hospital San Vicente, em Rionegro, referência na Colômbia.

Ao lado do diretor do hospital colombiano, Ferney Rodríguez, o médico intensivista Edson Stakonski e o ortopedista Marcos André Sonagli, que representam a Chape na Colômbia, explicaram o estado de saúde dos jogadores Alan Ruschel, Neto, Jackson Follmann e do jornalista Rafael Henzel.

A melhor notícia vem de Alan Ruschel, que deu os seus primeiros passos dentro do hospital. A tendência é que ele seja o primeiro a ser transferido ao Brasil, o que ainda não tem previsão para ocorrer. Rafael sentou, mas ainda passará por uma cirurgia para fixação do pé direito na quarta.

– Alan e Rafael deram o passo para frente de sentar. Follmann daria também, mas optamos por entubá-lo, não quer dizer que teve uma piora. Rafael só não caminhou ainda como o Alan porque tem uma fratura no pé, precisamos corrigir isso.

O goleiro Jackson Follmann foi entubado para as checagens das lesões. Em procedimento a ser realizado na quarta-feira, porém, perderá mais alguns centímetros da perna direita, que foi amputada no acidente. Em relação ao pé direito, não há necessidade neste momento.

– Pelo menos três centímetros de osso serão retirados amanhã. Vou tirar um pedaço do osso que não está viável, que pode ter infecção. Se definirmos que mesmo com o curativo e tirando esse pedaço ainda esteja aumentando a necrose, vamos aumentar a amputação um pouco mais – explicou o ortopedista Marcos André Sonagli.

Neto, em estado mais crítico, segue entubado por conta de um processo infeccioso pulmonar. Segundo os médicos, o zagueiro ainda está na fase de batalha pela vida e nas próximas 24h será avaliada a necessidade de cirurgia.

– Neto está em estado grave, sedado, com pneumonia, nas últimas 12 horas esteve mais estável, ontem se estabilizou várias vezes. Os padrões de saturação são os mesmos, os padrões de pressão são os mesmos, mas ele segue 100% dependendo do ventilador.