Entretenimento

Com infecção grave no cérebro, modelo passa por duas cirurgias e se recupera bem

Por R7 11/04/2017 09h50
Com infecção grave no cérebro, modelo passa por duas cirurgias e se recupera bem
Reprodução - Foto: Assessoria

A modelo Renata Banhara está internada desde a última quarta-feira no CTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, por causa de uma infecção grave no cérebro. De acordo com assessoria de imprensa de Renata, ela passou na segunda-feira (10) por duas intervenções cirúrgicas no cérebro e se recupera bem.

A situação da modelo se agravou depois que uma bactéria silenciosa alojada em um dente se alastrou para um dos ossos do rosto. Associado a este quadro, Renata desenvolveu uma sinusite — que também é causada por uma bactéria — e a junção desses dois focos infecciosos se alastrou para o cérebro até formar um abcesso.

Marco Aurelio Palazzi Safadi, infectologista da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, explica que o abcesso é processo infeccioso com acúmulo de pus em determinada localidade do corpo.

— Podem aparecer desde abcessos simples, na pele, até os mais graves, em órgãos como pulmão e cérebro. Nesses casos, o abcesso pode ser tratado com procedimentos clínicos, que envolvem a administração de antibióticos pelas veias, ou drenagem das bolsas de pus por meio de cirurgias. Geralmente, são operações difíceis, pois envolvem intervenções em localidades bastante específicas e delicadas.

Embora não conheça o caso específico de Renata, o especialista afirma que este tipo de quadro infeccioso pode atingir o sistema nervoso central: “Os desdobramentos são diversos e há tanto a possibilidade de a paciente sair sem  sequelas até um final mais trágico”, conclui.

Procurada pela reportagem do R7, a assessoria de imprensa do Hospital Israelita Albert Einstein afirma que a família da paciente solicitou privacidade e pediu para que a instituição não comentasse o assunto oficialmente.