Educação

7 de setembro de 2019 20:24

Escola estadual adota práticas inovadoras e aumenta rendimento escolar dos alunos

↑ Laboratório dce ciências da escola Manoel Araújo Dória

Ações pedagógicas têm mudado a dimensão da escola pública e, consequentemente, alterado a visibilidade negativa que a sociedade dispunha da rede oficial de ensino. Bons resultados dos alunos no Ideb (índice de desenvolvimento da educação básica), na Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e concursos escolares ampliam esse novo panorama sobre a educação pública, gratuita e, agora também de qualidade. Um desses exemplos, vem da Escola Estadual Manoel de Araújo Dória, localizada no conjunto Henrique Equelman, bairro Antares em Maceió, uma unidade de ensino que, nos últimos anos, tem mudado seu conceito para melhor, estabelecendo práticas didáticas que resultaram em evolução no desempenho escolar de seus alunos.

Investimentos  em ensino, pesquisa  e convênios extensionistas caracterizam  essa nova realidade educação na escola Manoel Araújo Dória e que refletem no conteúdo disciplinar dos estudantes. Uma dessas ações foi a implantação do laboratório de Ciências utilizado para aulas práticas, a partir da transmissão de conhecimento interdisciplinar de estudantes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) por meio do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). A iniciativa da montagem do laboratório foi da professora Fabiana Vieira Lemos que equipou o espaço com microscópios de alta resolução, traduzindo a sala de aula também em ambiente interativo de investigação científica. “As aulas  práticas acontecem semanalmente, de acordo com os conteúdos ministrados em cada turma. O espaço permite conciliar teoria e prática no ensino de ciências, tornando assim as aulas mais dinâmicas e com foco investigativo.Os nossos alunos  seguem todos os protocolos. Um ganho para nossa escola que apesar de ser pública sai na frente de muitas escolas particulares renomadas, a partir do momento que recebeu esse espaço científico”, declarou a professora. Para os alunos, as aulas práticas laboratoriais são importantes para melhor assimilação do conteúdo.

A diretora da unidade de ensino, Ana Adélia Melo Santos  disse que sempre apoia ações voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos. “Qualquer ação, projeto, idéias que tenham como foco a melhoria da educação é sempre bem vinda em nossa escola. A escola sempre está em movimento. Gosto  desse empenho de todos nós profissionais que não medimos esforços para garantir uma educação de qualidade aos nossos alunos”, ressaltou a diretora.

O envolvimento dos profissionais de educação nesse processo é a mais robusta prova de que essas práticas pedagógicas têm dado certo na Escola Manoel de Araújo Dória. Um dos exemplos dessa dedicação dos educadores  foi destaque no noticiário alagoano, quando um de seus professores adotou uma metodologia inovadora de ensino e foi agraciado com a medalha Sílvio Carlos Viana pelo Governo de Alagoas.

 

Comentários

MAIS NO TH