Educação

3 de junho de 2019 11:56

Centro Universitário realiza Semana Nacional do Meio Ambiente em Maceió

A ação acontecerá das 13h às 17h30, no Museu da História Natural de Alagoas

O Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em todo o mundo no dia 5 de junho e em homenagem a essa data o Centro Universitário Tiradentes – Unit através da Extensão realiza uma programação especial no dia 5 de junho. A ação acontecerá das 13h às 17h30, no Museu da História Natural de Alagoas, em Maceió.

Esta edição trará grandes palestras sobre reciclagem de lixo, saneamento básico, combate ao tráfico de animais silvestres, preservação dos animais marinhos, e o papel da secretaria municipal de proteção ao meio ambiente, seguido de uma mesa-redonda sobre fiscalização ambiental, com a consultora ambiental do IMA, Mirela Cavalcante, além da fiscal da vigilância ambiental de Maceió, Djeane, e o representante da SEMPMA, professor Valdir Martiniano, mediada pelo Coordenador de Extensão e médico veterinário sanitarista efetivo do CRMV/AL, Professor Msc. Victor Carnaúba.

Além disso, o evento ainda contará com uma peça teatral sobre preservação do meio ambiente com um grupo de 10 alunos da escola pública de Santa Luzia do Norte. Na oportunidade, o grupo indígena Kariri Xocó fará uma apresentação usando seus trajes típicos e armas, reverenciando a natureza, igualmente a cantora Camila Justine e seu saxofonista que também se apresentarão no dia.

Programação:

Abertura

13h – Abertura com Cantora Camila Justine e Anderson Costa do Saxofone
Rodas de conversa:

13h30 – O papel da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente e dados estatísticos em Maceió.
Instrutor: Professor Valdir Martiniano – Representante da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente

14h – Reciclagem de lixo na cidade de Maceió: como a cidade vem se preparando para reciclar o seu lixo?
Instrutora: Mirela Cavalcante – Consultora ambiental do Instituto de Meio Ambiente – IMA de Maceió (AL)

14h30 – Panorama atual do saneamento básico em Maceió
Instrutora: Djeane– Fiscal da Vigilância Ambiental de Maceió.

15h – Apresentação Grupo Indígena “Kariri Xocó”

15h30 – Combate ao tráfico de animais silvestres: um panorama atual no estado de Alagoas e no Brasil.
Instrutora: Ana Cecília – Médica Veterinária e Biológica. Mestre em Conservação dos Trópicos. Responsável pelo Centro de Triagem de animais silvestres do IBAMA/AL

16h – Preservação dos animais marinhos na costa Alagoana.
Instrutora: Luciana Medeiros – Médica Veterinária – Coordenadora do Instituto Biota de preservação de vida marinha no estado de Alagoas.

16h30 – Mesa-redonda: Fiscalização ambiental – panorama atual, papel dos órgãos fiscalizadores e discussão de casos específicos no Estado de Alagoas com o Professor Valdir Martiniano – Representante da SEMPMA

Professor Msc. Victor Carnaúba – Mediador – Médico Veterinário Sanitarista, Conselheiro efetivo do CRMV/AL, Coordenador de Extensão Unit/AL.
Mirela Cavalcante – Consultora Ambiental do IMA
Djeane – Fiscal da Vigilância Ambiental de Maceió.

17h30 – encerramento

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH