Educação

17 de maio de 2019 10:39

Faculdade aponta o crescimento das Ciências Contábeis em Alagoas

↑ (Foto: Assessoria)

O mercado contábil passa por um momento de transformação e crescimento, exigindo do profissional um papel cada vez mais estratégico, de análise e gestão das informações. Esta nova realidade amplia o mercado e a função dos contadores dentro das empresas, faz também com que cresça o interesse pelo curso. Segundo Censo da Educação Superior de 2018, publicado pelo Ministério da Educação (MEC), a graduação em ciências contábeis está entre as cinco mais procuradas por estudantes brasileiros.

“A contabilidade tem sofrido mudanças constantes, como por exemplo, as demandas de informatização digital, como a nota fiscal eletrônica e as demonstrações do eSocial. As parcerias com instituições como a Receita Federal e o Conselho Regional de Contabilidade também ajudam na preparação de nossos alunos para o mercado de trabalho. O cenário ideal é aluno estudando e tendo uma experiência no mercado”, analisa o professor Leandro Melo, coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Estácio em Alagoas.

Serviço para a comunidade

A Faculdade Estácio, em parceria com a Receita Federal em Alagoas, mantem, o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), que oferece, gratuitamente, assistência contábil e fiscal para empreendedores e a população de baixa renda em geral, ajudando na resolução de trâmites fiscais e previdenciários.

Os atendimentos são realizados por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis da Estácio e entre os serviços disponibilizados estão declaração de imposto de renda, cadastros de pessoa física, abertura de microempresas, entre outros.

De acordo com o professor Leandro Melo, essa parceria é um diferencial, já que os alunos chegarão ao mercado de trabalho não só com o conhecimento teórico mas também, com uma experiência prática. Ele acrescenta que o objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal – NAF – é um projeto desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES, cujo objetivo é oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

A IES oferece um espaço em suas instalações onde alunos, capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade, além de desenvolver a moral tributária e levar cidadania às comunidades. Atualmente, existem mais de 300 núcleos formalizados no Brasil e mais de 200 em 11 países da América Latina.

Nota máxima

Alunos, professores e a direção da Faculdade Estácio comemoram o resultado obtido pelo curso de Ciências Contábeis, que recebeu nota máxima na avaliação do Ministério da Educação . Após a visita de técnicos do MEC, no último mês de março, quando foram avaliados critérios como projeto pedagógico, qualificação do corpo docente e instalações físicas, o curso recebeu nota 5.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH