Turismo

Novo equipamento turístico muda a realidade de uma praia

Japaratinga vai ganhar seu primeiro beach club

Por Claudio Bulgarelli 30/09/2025 09h04 - Atualizado em 30/09/2025 18h00
Novo equipamento turístico muda a realidade de uma praia
Ñovo equipamento - Foto: Divulgação

A chegada de um equipamento turístico pode mudar um povoado positivamente ao gerar desenvolvimento econômico, empregos, e renda local, além de valorizar a cultura e o patrimônio histórico, melhorar a infraestrutura urbana e promover a interação social entre turistas e moradores. Para que os impactos sejam positivos, o turismo deve ser sustentável, com investimentos que beneficiem a comunidade e o meio ambiente.

No belo município de Japaratinga, na Costa dos Corais alagoana, apesar de ter um polo hoteleiro já bastante desenvolvido, faltava algo mais para dar um up em suas belas praias. E o que faltava está chegando, porque até o início da alta temporada, na praia de Japaratinga, bem ao lado do hotel Albacora, está nascendo o Eco Beach Club Japaratinga, que vai funcionar com sistema Day Use, passeios de buggy, lancha, Jet Ski, catamarã e Jangada, além de funcionamento de segunda a segunda, das 09 às 17 horas.

Com isso, Japaratinga, que vai ganhar seu primeiro clube de praia, vai sentir positivamente os impactos econômicos e sociais com geração de emprego e renda, vai impulsionar a economia, beneficiando desde pequenos produtores e artesãos e com o aumento do turismo bate e volta, vai estimular novos investimentos.

Além disso, através do contato com o público, os saberes e tradições locais são valorizados e podem ser mantidos vivos, como o artesanato ou festividades, melhorando a qualidade de vida. Outro aspecto importante com o surgimento do Eco Beach Club, é o projeto de turismo responsável e sustentável, que respeita o ambiente e as necessidades locais, garantindo que os benefícios sejam duradouros para a comunidade e o local. O local já abre com compromisso ambiental, pois um dos diferenciais do empreendimento é o cuidado com o meio ambiente, já que o projeto contempla medidas de proteção à restinga, reforçando o compromisso com a preservação do ecossistema local e a valorização do turismo sustentável.

Mas o grande destaque ficará por conta da culinária exclusiva, assinada com um toque contemporâneo e autoral. Entre as criações mais elaboradas estão combinações que mesclam tradição e inovação, como o molho leve de leite de coco com vinho branco e pimenta-rosa, sem esquecer pratos criativos da gastronomia local.