Economia

Comércio otimista com vendas para o Dia dos Namorados

Segundo a Aliança Comercial de Maceió, expectativa é de que negócios sejam 10% superiores em relação a 2019

Por Sirley Veloso - Colaboradora com Tribuna Independente 02/06/2022 09h20 - Atualizado em 02/06/2022 15h11
Comércio otimista com vendas para o Dia dos Namorados
Girleide e Túlio já pesquisavam possíveis itens para presentear um ao outro no Dia dos Namorados - Foto: Adailson Calheiros

O comércio do Centro de Maceió e lojistas de shoppings estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, que ocorre no próximo dia 12 deste mês.
A presidente da Aliança Comercial de Maceió, Andreia Geraldo, disse que a estimativa é que a venda de presentes para a data seja pelo menos 10% superior à de 2019, período anterior à pandemia de Covid-19.

“Estamos bastante otimistas, pois, além da data ser de grande importância para o comércio, já que para alguns segmentos chega a ser a segunda melhor data do ano para vendas, temos paralelamente os festejos juninos. Este ano deve haver vários eventos, tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura, e isso aquece bastante o setor”, afirmou Andreia.

A presidente da Aliança disse ainda que, o Centro já está todo decorado. “Por meio de uma parceria com a Prefeitura de Maceió estamos viabilizando apresentações de trios e bandas de forró, valorizando o artista, a nossa cultura, o comércio e as pessoas que frequentam o Centro. Também estamos firmando parceria com a Federação do Comércio, Serviço Social do Comércio e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial para que possamos colocar à disposição da população diversos stands com serviços pertinentes à data”, ressaltou Andreia.

Comerciante: “há algum tempo, data vem sendo melhor que Dia das Mães”

Para Raimundo Câmara Amaral, proprietário de uma joalheria em um shopping de Maceió, o Dia dos Namorados já é a segunda melhor data do ano, em vendas. “A nossa clientela já vem pesquisando e estamos bastante otimistas, já há algum tempo a data vem sendo melhor que o Dia das Mães, antes considerada a segunda melhor data do ano”, afirmou o lojista.

Girleide do Nascimento e o marido Tulio Roberto olhavam as vitrines de um shopping da cidade. Ela disse que havia pesquisado e já estava decidida sobre com o que iria presentear o marido. “Vou comprar uma camisa do flamengo, time que ele torce”, disse com segurança.
Túlio também afirmou que não vai ter dificuldade na escolha do presente para a esposa. “Comprei o presente do Dia das Mães na companhia dela. Então, naquele momento, ela me deu várias opções. Agora tá fácil”, disse ele, que preferiu manter o mistério sobre a opção escolhida.

VÉSPERA DE SANTO ANTÔNIO

No Brasil, O Dia dos Namorados é comemorado na véspera do Dia de Santo Antônio, considerado “o santo casamenteiro”. Conforme alguns relatos, a fama do Santo deve-se ao fato de que ele ajudava moças humildes a conseguirem um dote, exigência da época, e um enxoval para a realização do sonho do casamento.

Santo Antônio de Pádua nasceu no ano de 1.195, em Lisboa, Portugal. Batizado com o nome Fernando, identificou a vocação religiosa ainda jovem. Foi missionário em Marrocos e em grande parte da Itália. Também esteve na França com a missão de converter hereges. Morreu no dia 13 de junho de 1231, aos 36 anos de idade, em Pádua, na Itália. Menos de um ano depois de sua morte, foi reconhecido oficialmente como santo, após a análise de 53 milagres atribuídos a ele