Economia

Veículos com kit gás têm economia no IPVA em Alagoas

Quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% sobre o valor do seu veículo

Por Assessoria 07/12/2021 11h13
Veículos com kit gás têm economia no IPVA em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Quando se fala em economia no combustível, o GNV é o grande destaque e um dos motivos é o desconto no valor do IPVA concedido em Alagoas. O imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é cobrado aos proprietários de veículos terrestres, se aplica a donos de motocicletas, caminhões, ônibus, automóveis e qualquer outro veículo, todo ano e a todos os estados do país e Distrito Federal.

De acordo com a Instrução Normativa Nº 22/2018 da Sefaz/AL, quem usa GNV passa a ter uma alíquota de apenas 1,5% sobre o valor do seu veículo, o que resulta em um desconto de até 54% no valor do IPVA, a depender da potência do carro. Fabio Sousa, gerente comercial da Algás, explica que os consumidores que adquirirem o kit GNV e o regularizarem ainda esse ano, contarão com a redução no IPVA de 2022.

“Ainda há tempo para quem optar pela conversão do seu veículo para o GNV nesse ano, em obter a redução da alíquota do IPVA já para o ano de 2022, bastando o cumprimento da regularização via Detran/AL”, esclarece o gerente.

Para a distribuidora de gás natural de Alagoas, a Algás, outro aspecto que provoca ainda mais economia é o custo do quilômetro rodado com GNV em comparação à gasolina e ao etanol, atualmente o percentual de economia está em torno de 42% em relação a gasolina e 49% em relação ao etanol.

Para obter o benefício, é necessário instalar o GNV e, depois, realizar a inspeção veicular com uma empresa acreditada pelo Inmetro para obter o CSV (Certificado de Segurança Veicular). De posse do CSV, o veículo pode ser levado ao DETRAN para inclusão do GNV em seu documento.