Economia

Ferramenta on-line ajuda na busca por linhas de crédito em Alagoas

Orient@ Crédito reúne informações num só local e ainda oferece acesso a cursos sobre gestão financeira e consultoria de hora marcada do Sebrae

Por Assessoria 23/06/2021 14h52
Ferramenta on-line ajuda na busca por linhas de crédito em Alagoas
Reprodução - Foto: Assessoria

Os empreendedores que estão em busca de linhas de crédito para superar algumas dificuldades de caixa nessa pandemia agora podem recorrer a uma ferramenta especial do Sebrae Alagoas, a Orient@ Crédito. Esse serviço de orientação empresarial informa quais linhas de captação de recursos estão em operação em Alagoas e é destinado exclusivamente para empresários de micro e pequenas empresas.

Para acessar, basta entrar no endereço http://orienta-credito.app.al.sebrae.com.br/. Por lá, o empreendedor também encontra informações sobre o Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas (Fampe), onde o Sebrae atua como prestador da garantia ao banco financiador, ou seja, funciona como avalista do pequeno negócio na parte do valor da operação de crédito garantida pelo Fampe.

“A ferramenta Orienta Crédito também oferece cartilhas, e-books, agendamentos e cursos EAD inteiramente grátis sobre finanças e gestão”, explica o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial (URE) do Sebrae Alagoas, Marcos Alencar.

Um desses cursos gratuitos é sobre Gestão Financeira. Também estão disponíveis para download diversos modelos de Planilhas de Gestão Financeira, além de uma aba específica que direciona para a loja virtual do Sebrae Alagoas, onde é possível acessar diversos conteúdos para aprimorar o conhecimento do empreendedor não só na área de finanças.

Caso precise de orientações mais específicas, o Orient@ Crédito dispõe da Consultoria de Hora Marcada. “Os empreendedores não acessam o agendamento com hora marcada como deveriam. E isso é preocupante, porque muitos acabam tomando empréstimo e não sabem controlar as finanças e muito menos o crédito recebido”, alerta Alencar.

Ele cita ainda o Radar Financeiro, que é uma plataforma semelhante ao Orienta Crédito, mas é um serviço de orientação ao crédito oferecido pelo Sebrae Nacional, que traz informações sobre crédito em todo o Brasil. Para acessá-lo é só entrar no site https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/radar.

Segundo Marcos Alencar, as queixas que o Sebrae Alagoas tem recebido com mais frequência dos empreendedores nesse momento de crise sanitária geralmente estão focadas em falta de capital de giro e recursos para investimento.

“O maior desafio é que muitas empresas pedem crédito e não aplicam corretamente os recursos, com muita dificuldade de gerir. O Sebrae entra na orientação e capacitação gratuita sobre os temas que possam ajudar o empresário a tomar o crédito e gerir esse recurso de forma consciente”, destaca.

A 10ª edição da pesquisa “O Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), mostra que 49% das micro e pequenas empresas de Alagoas contraíram dívidas durante a pandemia.

Desde o começo da crise sanitária no país, em março do ano passado, 48% dos alagoanos que estão à frente de pequenos e médios negócios tiveram que recorrer a empréstimos bancários para manter a empresa em operação.

A Caixa Econômica Federal (38%), o Banco do Brasil (36%) e o Banco do Nordeste (34%) foram as instituições financeiras mais procuradas por esses empreendedores.

Atendimento remoto

A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp e Telefone 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.