Economia

Sebrae promove mapeamento dos negócios de economia criativa na região Nordeste

Empreendedores interessados em participar da iniciativa têm até o dia 8 de outubro para realizar a inscrição gratuitamente

Por Assessoria 25/08/2020 17h06
Sebrae promove mapeamento dos negócios de economia criativa na região Nordeste
Reprodução - Foto: Assessoria

Com o intuito de estimular a economia criativa na Região Nordeste e apoiar soluções inovadoras para o setor, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Mapeamento Sebrae de Economia Criativa do Nordeste, projeto realizado por meio de uma parceria com o Impacta Nordeste. Os empreendedores interessados em participar da iniciativa têm até o dia 8 de outubro para realizar a inscrição gratuitamente.

O projeto pretende mapear e impulsionar negócios que utilizam a criatividade como ferramenta, meio, produto ou matéria-prima em suas soluções. Podem participar do mapeamento microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP). Os negócios podem estar inseridos em segmentos ligados a quatro áreas específicas: consumo (publicidade, marketing, arquitetura, design e moda), cultura (expressões culturais, patrimônio e artes, música, artes visuais e artes cênicas), mídias (editorial, games e audiovisual) e tecnologia (P&D, Biotecnologia e TIC).

Além de contribuir com o mapeamento, as empresas participantes também poderão ganhar prêmio em dinheiro, participar de capacitações e de conexões com a rede de economia criativa do Sebrae. A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento (UCD) do Sebrae em Alagoas, Débora Lima, explica que a iniciativa irá contribuir com o planejamento de ações focadas no desenvolvimento do setor.

“Esse mapeamento vai servir para ‘os Sebraes do Nordeste’ terem informações sobre os empreendimentos criativos que vêm funcionando na região. É também uma forma de a gente ter esses dados e saber direcionar melhor as nossas estratégias. O intuito é fortalecer a atividade da economia criativa aqui na região”, afirma.

Ao todo, serão selecionados oito negócios para a grande final do projeto, etapa que irá definir os quatro vencedores nas categorias consumo, cultura, mídia e tecnologia. Os vencedores receberão prêmios de R$ 2 mil. As inscrições estão acontecendo por meio do endereço eletrônico https://impactanordeste.com.br/economiacriativa/.

Podem participar do projeto pessoas físicas ou empresas que tenham equipes compostas por empreendedores com idade igual ou acima de 18 anos, sejam negócios de economia criativa dentro das áreas de consumo, cultura, mídia e tecnologia, sejam negócios com fins lucrativos, que tenham faturamento anual de, no máximo, R$ 4,8 milhões, e estejam numa área de desenvolvimento superior a Validação da Ideia e estejam sediadas em um município localizado na Região Nordeste.

Em caso de dúvidas, contactar o Sebrae pelos canais remotos ou enviar os questionamentos por e-mail para [email protected].

Atendimento remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, Telegram (t.me/sebraealagoas), Telefone e WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).