Economia

13 de setembro de 2019 17:30

Dólar encerra em alta em meio a cautela com Fed e ajustes por ruído político

Moeda norte-americana oscilou entre altas e baixas ao longo da sessão

↑ Foto: Reprodução

O dólar encerrou em alta contra o real nesta sexta-feira, após uma sequência de três dias de perdas, com agentes do mercado ajustando posições diante de cena doméstica de maior ruído político.

O dólar à vista teve alta de 0,69 reais na venda. Na mínima da sessão, o dólar chegou a tocar 4,0428 reais, enquanto na máxima chegou a 4,0964 reais.

Na B3, o dólar futuro avançava 0,75%, a 4,0940 reais.

A moeda norte-americana oscilou entre altas e baixas ao longo da sessão, em dia marcado por maior otimismo no cenário externo diante de um alívio nas negociações comerciais entre Estados Unidos e China.

Segundo operadores, o dólar acelerou a alta contra o real na esteira da fala do Ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre Argentina e Mercosul.

“Seja quem for o presidente da Argentina, se quiser abrir o Mercosul estaremos juntos, mas se quiser o Mercosul como instrumento ideológico para permanecer fechado como foram os últimos 30 anos, não queremos”, afirmou Guedes em entrevista a correspondentes estrangeiros no Rio de Janeiro.

No entanto, segundo eles, o movimento de alta já era esperado, dada a cautela no mercado antes da reunião do Federal Reserve na próxima semana após dados econômicos positivos dos EUA.

“A tendência é que o mercado se acalme na próxima semana, já que temos uma agenda econômica cheia pela frente. Mas, por enquanto, o que temos é a cautela já que ninguém sabe ao certo o que o Fed vai fazer”, afirmou Alessandro Faganello, operador de câmbio da Advanced Corretora.

O Fed se reunirá nos dias 17 e 18 de setembro para uma decisão de política monetária. Os juros futuros dos EUA indicavam que operadores veem 79,6% de chance de o Fed cortar juros em 0,25 ponto percentual na próxima reunião, de acordo com a ferramenta Fedwatch do CME Group.

No exterior, as moedas pares do real operavam mistas, com o peso mexicano recuando 0,06% e o rand sul-africano subindo 0,09%. Contra uma cesta de moedas, o dólar caía 0,13%, a 98,185.

O mercado também vai monitorar a partir de agora a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), que divulga sua decisão de política monetária no mesmo dia que o Fed.

Fonte: Reuters

Comentários

MAIS NO TH