Economia

12 de abril de 2018 22:46

Procon Maceió alerta para novas regras do cheque especial

Bancos deverão alertar quando consumidor entrar no cheque especial

↑ Foto: Reprodução

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) publicou, na última segunda-feira (10), um ato normativo trazendo novas regras para a utilização do cheque especial. Para levar mais informações à população, o Procon Maceió orienta sobre as mudanças que passarão a valer a partir de 1º de julho.

Pelas novas regras, em seus canais de relacionamento, os bancos deverão alertar quando o consumidor entrar no cheque especial, além de frisar que esse crédito deve ser utilizado em situações emergenciais e temporárias.

As instituições financeiras também terão que disponibilizar ao consumidor uma alternativa mais barata para parcelamento do saldo devedor do cheque especial. Outra medida será voltada para os consumidores que utilizam mais de 15% do limite do cheque durante 30 dias consecutivos. Para estes casos, os bancos deverão oferecer proativamente a alternativa de parcelamento mais barata. A oferta será feita nos canais de relacionamento e o cliente decide se adere ou não à proposta. Caso não aceite, uma nova oferta deverá ser feita a cada 30 dias.

Caso o consumidor opte pelo parcelamento do saldo devedor, os bancos poderão manter os limites de crédito contratados, levando em consideração as condições de crédito do consumidor, ou estabelecer novas alternativas para a utilização e pagamento do valor correspondente ao limite ainda não utilizado e que não tenha sido objeto do parcelamento.

O diretor do Procon Maceió, Leandro Almeida, ressalta que apesar das novas regras trazerem a possibilidade da redução de juros para o consumidor, é importante ficar atento às demais opções de empréstimo.

“Apesar das novas regras, o Procon alerta para que, não havendo real necessidade, as pessoas não utilizem o cheque especial, e sim optem pelo crédito pessoal, que ainda tem os juros menores no mercado e que o consumidor tenha uma atitude consciente no uso de ambos os recursos”, destacou o diretor.

Serviço

Para qualquer dúvida ou solicitação, a população pode entrar em contato com o Procon Maceió pelo telefone 0800 082 4567. A sede do órgão está localizada no prédio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), na Rua Pedro Monteiro, nº 47, Centro. O órgão também disponibiliza um núcleo de atendimento no prédio do Cesmac, na Rua Iris Alagoense, 458, Farol.

Fonte: Assessoria

Comentários

MAIS NO TH