Economia

Bovespa sobe com bom humor externo após avanço de reforma tributária nos EUA

Na véspera, índice fechou em queda, com investidores mais apreensivos com a situação fiscal do Brasil

Por G1 20/12/2017 16h29
Bovespa sobe com bom humor externo após avanço de reforma tributária nos EUA
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista operava em alta no começo do pregão desta quarta-feira (20), ganhando respaldo do quadro mais positivo no exterior, após o avanço da reforma tributária nos Estados Unidos, na véspera.

Às 13h48, o Ibovespa subia 0,95%, a 73.374 pontos.

Na véspera, o índice fechou em queda, com investidores mais apreensivos com a situação fiscal do país após decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o reajuste dos servidores públicos e comentários do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, sobre medidas fiscais.

O Ibovespa caiu 0,6%, a 72.680 pontos.

A proposta de reforma tributária nos EUA foi aprovada na terça-feira pela Câmara dos Deputados, mas a medida terá de ser votada novamente após mudanças ao projeto feitas no Senado. No entanto, a visão de analistas é que a nova votação na Câmara, de maioria republicana, será rápida, abrindo espaço para sanção presidencial.

Apesar do tom mais positivo do mercado até o momento, operadores não descartam volatilidade aos negócios, devido à liquidez reduzida com a proximidade das festas de fim de ano e também com preocupações em relação à situação fiscal e política do Brasil.

Localmente, investidores ainda não abandonaram a cautela, diante de receios de um novo rebaixamento do rating do Brasil pelas agências de classificação de risco, após o adiamento da votação da reforma da Previdência para o próximo ano e com a suspensão liminar de medida que adiava reajuste de servidores federais e fixava alíquota de contribuição social progressiva para os servidores.

Por outro lado, a liberação de depósito compulsório pelo Banco Central é vista como uma medida com algum efeito positivo para a economia, ao permitir que os bancos reduzam em R$ 6,5 bilhões os compulsórios.

"De forma resumida, podemos dizer: é mais uma ação tida como expansionista, que contribui para a retomada econômica", escreveram os analistas da corretora Guide Investimentos, em nota a clientes.