Economia

Bovespa sobe com melhora em humor sobre Previdência e ganhos da Vale

Na sexta (1), Ibovespa subiu 0,41%, aos 72.264 pontos

Por Reuters 04/12/2017 16h57
Bovespa sobe com melhora em humor sobre Previdência e ganhos da Vale
Reprodução - Foto: Assessoria

O principal índice da bolsa paulista operava no azul no começo dos negócios desta segunda-feira (4) (4), com alguma retomada nas expectativas em torno da votação da reforma da Previdência ainda este ano, em sessão que tinha as ações da Vale entre as maiores influências positivas.

Às 12h11, o Ibovespa subia 0,76%, a 72.813 pontos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), adotou um tom mais otimista sobre o andamento da reforma na noite passada, após reunião com o presidente Michel Temer, líderes e presidentes de partidos da base aliada e ministros, afirmando que as lideranças das siglas que dão sustentação a Temer manifestaram apoio à reforma.

Maia disse esperar ter uma ideia até a próxima quinta-feira de quantos votos favoráveis à reforma da Previdência há na Casa.

Apesar da leve melhora no humor, no entanto, o tom de cautela ainda segue rondando os negócios, e a volatilidade é esperada ao longo dos próximos dias, de olho em toda a movimentação para emplacar a votação em primeiro turno na Câmara dos Deputados ainda este ano.

Segundo operadores, o receio é que se o processo for totalmente adiado para 2018, ano eleitoral, o a dificuldade de aprovar a reforma será maior.

"Assim, os agentes do mercado irão seguir a semana com luz amarela e com o dedo no gatilho", escreveram os analistas da corretora Magliano, em nota a clientes.

No exterior, o humor também é mais favorável após o Senado dos Estados Unidos aprovar no sábado uma ampla reforma tributária, em uma vitória para o presidente Donald Trump.

No que deve ser a maior reforma tributária dos EUA desde a década de 1980, os republicanos querem aumentar a dívida nacional de 20 trilhões de dólares em 1,4 trilhão ao longo de 10 anos para financiar as mudanças, que eles dizem vão impulsionar ainda mais uma economia já em crescimento.

Destaques

As ações da Vale tinham destaque no início do pregão, subindo em torno de 2,51% também por volta das 12h11, após os fortes ganhos para os contratos futuros do minério de ferro na China, que dispararam nesta sessão devido a cortes de produção ordenados por Pequim, que têm gerado uma oferta restrita de alguns produtos.

As preferenciais da Petrobras caíam 0,38%, enquanto as ordinárias recuavam 1,69%, tirando força do índice devido à participação em sua composição, em sessão de perdas para os preços do petróleo no mercado internacional.

Último pregão

Na sexta-feira (1), o Ibovespa subiu 0,41%, aos 72.264 pontos. Na semana passada, no entanto, houve queda de 2,5%.