Economia

Expoagro consolida papel da agropecuária como vetor de desenvolvimento em AL

Luciano Barbosa visita a 67ª edição da maior feira do setor no Nordeste e destaca importância do dinamismo econômico

Por Fonte: Agência Alagoas 28/10/2017 19h46
Expoagro consolida papel da agropecuária como vetor de desenvolvimento em AL
Reprodução - Foto: Assessoria

A importância do segmento agropecuário para o desenvolvimento de Alagoas foi ressaltada pelo governador em exercício Luciano Barbosa na noite desta sexta-feira (27), durante a 67ª edição da Exposição Agropecuária de Produtos e Derivados de Alagoas (Expoagro). Na avaliação do governador em exercício, o setor é o maior responsável pelos avanços econômicos registrados no interior do Estado e o sucesso da Expoagro comprova que a atividade é um dos pilares para o crescimento de Alagoas. 

“A Expoagro é a consolidação de uma economia responsável pela interiorização do desenvolvimento. O governador Renan Filho sempre lembra que é preciso dar dinamismo ao meio rural. Estamos muito bem representados na agricultura e no agronegócio. Esse é um momento de alegria porque a gente vê, em uma exposição como essa, a consolidação de um vetor de desenvolvimento econômico no meio rural, que é preciso cada vez mais se afirmar”, lembrou Luciano Barbosa.

“Até o momento, nós tivemos aqui cerca de R$ 8 milhões movimentados na economia nessa exposição, o que demonstra o vigor que ela possui. Essa é a maior exposição do Nordeste brasileiro e isso é motivo de grande felicidade. Alagoas é um Estado relativamente pequeno, mas que tem grande lideranças no campo e na cidade, e é isso que a gente precisa. É preciso fortalecer o interior, fazer com que as pessoas ganhem a vida no interior, tenham oportunidade, e que as cidades do interior tenham dinamismo econômico para que a população não precise migrar para a capital. E nós só fazemos isso se a gente induzir o desenvolvimento rural”, afirmou o governador em exercício.

De acordo com o presidente da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), Domício Silva, cerca de 70 mil pessoas devem passar pela Expoagro até este domingo (29), quando a feira será encerrada. “O Estado de Alagoas é pequeno, mas nós temos criadores competentes e hoje nós somos referência nacional na qualidade genética e nos negócios gerados. Não existe hoje uma exposição forte se não existir um comércio muito forte e pra isso nós precisamos de qualidade genética e competência. E é isso que nós estamos vendo aqui na Expoagro”, comemorou o presidente da ACA.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida, destacou a importância da parceria entre os produtores rurais e o Governo de Alagoas no incentivo à produção e  no apoio ao produtor rural. “A presença do governador Luciano Barbosa nos fortalece ainda mais. Isso representa a atenção do Governo e o reconhecimento para o nosso segmento. Por isso, nos sentimos cada vez mais fortes, contribuindo cada vez mais para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Alagoas”, disse Almeida.